sexta-feira, 18 de maio de 2018

QUARTETO FORMADO POR MÚSICOS DA FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS SE APRESENTA NO SUL DE MINAS

Alfenas, Lavras e Varginha estão no roteiro do Quarteto Guignard pelo projeto Crea Cultural 
​O grupo é formado por instrumentistas da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Na próxima semana, a partir do próximo dia 21, as cidades de Lavras, Alfenas e Varginha, ambas no Sul de Minas recebem o projeto de interiorização cultural do Crea-MG. 

Nesta etapa, a atração é o belo-horizontino Quarteto Guignard. Em Alfenas, o grupo se apresenta na terça-feira (22), às 20h30, no Auditório Leão de Faria, no campus da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e a entrada é gratuita.

Formado por instrumentistas da orquestra Filarmônica de Minas Gerais em 2017, o Quarteto Guignard conta com a venezuelana Joana Bello e o belo-horizontino Rodrigo Bustamante nos violinos, com o filipino Gerry Varona na viola e com a paraense Camilla Ribeiro no violoncelo. O programa, voltado para música de câmara, destaca obras de Erwin Schulhoff, Bedrich Smetana e Ludwig van Beethoven.

A vinda do Quarteto Guignard ao sul de Minas integra o Projeto de Interiorização Cultural do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) realizado pela Associação Cultural dos Profissionais do Crea-Minas (Crea Cultural).  

Em Alfenas, o evento tem a parceria da UNIFAL-MG, da Asseara, Associação dos engenheiros, Arquitetos, Agrônomos da Região de Alfenas e do Crea-Junior (Núcleo Alfenas).

A articulação para a cidade de Alfenas receber o projeto iniciou em 2016 pela iniciativa do produtor cultural Ivanei Salgado, coordenador do Projeto Cultura UNIFAL-MG. 

“Uma das ações da área de cultura da universidade é prospectar oportunidades para potencializar a agenda cultural da cidade. A inclusão de Alfenas e a universidade na rota de um projeto tão relevante como este, é uma contribuição imensa para difusão da música de câmara e da cultura na região”, ressalta.

Em 6 anos de atividade, o projeto realizou 84 apresentações culturais em 57 cidades em todas as regiões de Minas Gerais.  

Entre os artistas que circularam pelo projeto, incluem o violeiro Chico Lobo, a narradora Dôra Guimarães com histórias literárias de Guimarães Rosa, o Quarteto de Cordas Libertas e o cantor lírico João di Souza acompanhado pelo pianista Robério Molinari.

O Auditório Leão de Faria está localizado no campus Sede da UNIFAL-MG a Rua Gabriel Monteiro da Silva, 714, Centro, Alfenas-MG. O local tem capacidade de 240 lugares e a entrada é gratuita. Informações pelo e-mail: cultura.unifal@gmail.com ou pelo telefone (35) 3701-9300.

Nas outras cidades da região o Quarteto Guignard se apresenta no dia 21/05, em Lavras e no dia 23/05, em Varginha. No dia 10/06, o quarteto se apresenta em Ouro Preto. Acompanhe o grupo pela página /, Outras Informações sobre o Crea Cultural podem ser obtidas no site: www.creacultural.com.br.

Sobre o Quarteto Guignard 

Serviço
Crea Cultural –​ Concerto de Música de Câmara com o Quarteto Guignard
Local: Auditório Leão de Faria – Campus UNIFAL-MG (Alfenas/MG)
Data: terça-feira, 22 de maio
Horário: 20h30
Entrada franca

com Ivanei Salgado

Nenhum comentário: