quinta-feira, 17 de maio de 2018

CAMISARIA CURITIBANA DESENVOLVE TRABALHO COM CRIANÇAS AUTISTAS DE LAVRAS

A nova coleção da Sui Generis foi produzida em parceria com a Associação Contato, de Lavras

Fala-se muito em responsabilidade social, empreendedorismo consciente e boas ações que permitam transformar o mundo aos poucos. Mas nem sempre se conhece a aplicabilidade desses conceitos. 

Aliar negócios e filantropia nem sempre é uma tarefa fácil, mas a designer Elisa Serra Negra pensou em um forma de juntar duas coisas muito importantes de sua vida: sua marca e uma parte de sua família.

A Sui Generis Camisaria Feminina nasceu pelo desejo de fazer algo diferente e Elisa empenhou-se em trazer para sua empresa um projeto maior. 

Durante o processo de construção do tema da nova coleção, inspirada nas artes de rua do Chile durante uma viagem, a designer lembrou-se dos diversos desenhos que seu sobrinho autista gosta de fazer. 


A partir daí, algumas peças da coleção “Street Art”, que será lançada oficialmente no próximos dias, são estampadas com desenhos de crianças e adolescentes da Associação Contato, de Lavras, no Sul de Minas.

Em 2015, a irmã de Elisa, juntamente com outras mães de autistas, resolveram criar uma associação para trazer uma reflexão social sobre o autismo e ajudar as famílias a lidar com a situação, na cidade de Lavras. 

“Atualmente, são 43 famílias associadas. Além de todo o suporte proporcionado, a associação promove diversas capacitações e eventos apropriados para autistas e suas famílias com o objetivo de buscar, junto à prefeitura da cidade, um atendimento especializado e de qualidade para pessoas autistas e promover a inclusão escolar”, comenta Elisa.

De acordo com Ana Regina Caminha Braga, psicopedagoga e especialista em educação especial, o autismo é uma condição de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento que se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. 

“Existe uma série de atividades que estimulam o melhor convívio de uma criança autista. Com pintura ou desenhos, por exemplo, é possível trabalhar as questões de motricidade, espaço, lateralidade e também o uso criativo para a escolha espontânea das cores e dos desenhos”, explica a especialista.

Com a parceria em sua nova coleção, a Sui Generis vai doar 5% do valor de cada peça para a Associação Contato, que vai investir o dinheiro para melhorar o atendimento de centenas de crianças. 

Elisa explica que, ao idealizar a marca, sempre imaginou que ela deveria ir além de um segmento da moda, que tivesse um propósito. 

“Quero que as peças tenham uma história para contar. O diferencial da Sui Generis, além do vestuário, é  trazer questões como responsabilidade social, comércio justo e qualidade”, conclui a empreendedora.

O lançamento da nova coleção da Sui Generis Camisaria Feminina está prevista para o final do mês de maio.

3 comentários:

Adriana disse...

Que satisfação acordar e começar o dia com uma notícia tão bonita como está. Parabéns a empresária e a Associação Contato.

Gente do bem fazendo o bem.

Anônimo disse...

Sem dúvida. Melhor notícia da semana para a cidade de Lavras. Que bom que ainda nossa cidade tenha coisas tão nobres e boas para ser divulgada.

Anônimo disse...

Louvável!