quinta-feira, 15 de março de 2018

PLATAFORMA DESENVOLVIDA NA UFLA É UTILIZADA PARA CONSTRUÇÃO DO PDI DA UNILA

Plataforma eletrônica Uianov, desenvolvida na Universidade Federal de Lavras e que está sendo usada pela UNILA

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), sediado em Foz do Iguaçu, no Paraná, tem um desafio importante em 2018: a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), documento que vai guiar os rumos da instituição pelos próximos cinco anos. 

A abertura oficial desse momento aconteceu ontem, quarta-feira, 14, com a apresentação das ações para a elaboração do plano e uma palestra com Alda Maria Napolitano Sanchez, servidora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) com ampla atuação na gestão de processos e planejamento institucional. Ela vai falar sobre a "Relevância do PDI no Contexto Atual".

A elaboração do Plano e sua metodologia estão sob responsabilidade e uma comissão específica, coordenada pela Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN). Com o slogan "Construindo juntos a UNILA que queremos", a construção do Plano prevê a participação das comunidades interna e externa da UNILA.

A comunidade será convidada a participar da elaboração do plano por meio de consultas públicas e votação. Para isso, será utilizada a plataforma eletrônica Uianov, desenvolvida na Universidade Federal de Lavras (UFLA), que tem uma interface intuitiva e que se aproxima das redes sociais.  

Desde ontem, quarta-feira, já é possível interagir, postando ideias, comentários, curtindo ou 'descurtindo' conteúdos. Os servidores técnico-administrativos, docentes e  estudantes estão recebendo um e-mail com as instruções para acessar a plataforma. O mesmo e-mail também está sendo encaminhado como convite para instituições parceiras da UNILA. As pessoas e organizações da sociedade civil que quiserem participar podem encaminhar e-mail para pdi@unila.edu.br solicitando acesso à plataforma.

Para Jamur Johnas Marchi, pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da UNILA, a tecnologia facilita muito a participação. 

“As pessoas podem acessar o sistema e colocar o problema, a questão, de qualquer lugar, espaço, ambiente. Tudo vai ser lido, interpretado e fazer parte do processo.”

Haverá duas fases em que toda a comunidade poderá participar. A primeira, a de consultas públicas, será desenvolvida entre 14 de março e 25 de abril, em quatro etapas: educação e pesquisa; extensão e assistência estudantil; política de pessoal e gestão administrativa; comunicação e responsabilidade social (veja quadro com a programação de consultas). 

Na segunda fase de participação será feita uma votação para definir as prioridades e distribuí-las por ano de execução (2019 a 2013). “É uma forma de investir no que realmente é prioritário”, defende Jamur.

PDI
O Plano de Desenvolvimento Institucional, elaborado para um período de cinco anos, é o documento que identifica a Instituição de Ensino Superior (IES) no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver.

O PDI constitui tanto uma forma de avaliação das instituições pelos órgãos responsáveis, como um plano para a melhoria e para o acompanhamento da implementação das ações estratégicas traçadas pela IES, assim como um instrumento de gestão pública.

A partir da sua elaboração, é possível acessar informações relevantes que auxiliarão na manutenção da competitividade das IES públicas e possibilitarão melhor controle dos recursos financeiros, viabilizando o investimento em áreas relevantes para a melhoria do seu desempenho.

UNILA
A sediada na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, a UNILA teve a sua criação proposta em 2007, pelo então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entretanto a universidade foi criada somente no dia 12 de janeiro de 2010 na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.

Teve a sua primeira turma de 200 alunos entre brasileiros, paraguaios, uruguaios e argentinos em agosto de 2010.

com informações do site da UNILA

Nenhum comentário: