quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

POSSÍVEL TRANSFERÊNCIA DE AULAS PARA GALPÃO ANTIGO REVOLTA PAIS EM RIBEIRÃO VERMELHO

Em meio a polêmica, Escola Municipal Emanuel Ramalho, que está em reforma, teve aulas suspensas até o dia 2 de março
Antigo galpão de baldeação da rede ferroviária em Ribeirão Vermelho

No início do período letivo, os pais de alunos que necessitam da rede municipal de Ribeirão Vermelho, no Sul de Minas, estão preocupados com a situação de seus filhos diante de uma polêmica que tem tomado conta da cidade.

No final do ano passado, a prefeitura de Ribeirão Vermelho deu início a uma obra de reforma da Escola Municipal Emanuel Pereira Ramalho, mas diante do atraso na entrega do serviço, o município, segundo informações amplamente publicadas e divulgadas nas redes sociais, teria cogitado remanejar os alunos para o antigo galpão de baldeação da ferrovia.


O local, localizado na entrada na cidade, na antiga Estação Ferroviária de Ribeirão Vermelho, é alvo de controvérsias devido a situação de suas instalações.

Nas redes sociais, após saberem da notícia de que seus filhos poderiam ter que frequentar aulas naquele local, muitos pais se revoltaram. "Filho meu não vai pra galpão nenhum", é apenas um dos muitos comentários de quem se indignou com a situação. 

Inclusive, de acordo com as postagens, o local é frequentado por pombos, além de muita poeira, o que gerou ainda mais preocupação na cidade de quase 4 mil habitantes.

Muitos moradores de Ribeirão Vermelho ainda questionam os gastos feitos no carnaval da cidade, sendo que a reforma da escola ainda não foi cumprida dentro do prazo.

No local, que seria utilizado como salas de aulas, telhado com problemas e a presença de pombos

Outra questão é que embora a estação esteja desativada devido a falência da Rede Ferroviária Federal SA (RFFSA), a ferrovia é utilizada pela FCA/VLi, concessionária que utiliza o ramal ferroviário e, com isso, a passagem de trens e composições no local é constante.

Na tarde de ontem, terça-feira, 20, a reportagem do Blog O Corvo-Veloz esteve em Ribeirão Vermelho e foi até o antigo galpão de baldeação da rede ferroviária. No local, a reportagem constatou a existência de diversas mesas e cadeiras montadas em diversos pontos de toda a extensão do prédio, formando uma estrutura de sala de aula e, também, constatou a presença de funcionárias no local e inclusive possui também uma secretaria.



Diversas cadeiras e mesas, configurando salas de aulas, estão montadas em várias partes da extensão do prédio

Além disso, o telhado do antigo galpão apresenta diversos problemas, como a ausência de telhas em algumas partes. A reportagem também constatou no local, a presença dos pombos, alvo de preocupação dos pais.

Em meio a tanta polêmica e revolta, dezenas de pais e moradores da cidade lotaram o Plenário da Câmara Municipal de Ribeirão Vermelho, ontem, para discutir e tratar sobre o assunto.

Interdição
Após ser informado da situação, o Ministério Público (MP) acionou Conselho Tutelar de Ribeirão Vermelho, que solicitou a inspeção do antigo galpão pelo Corpo de Bombeiros. De acordo com a Rádio Sucesso FM de Ribeirão Vermelho, os bombeiros verificaram que o local não possui condições de uso e segurança para receber os alunos, recomendando que a sua não utilização.

Ainda segundo a Rádio Sucesso FM, os militares informaram que, caso haja nova tentativa de uso do galpão para abrigar os alunos, o local poderá ser interditado.

Outro lado
Por meio de um pronunciamento em áudio, a prefeita de Ribeirão Vermelho, Ana Rosa Mendonça Lasmar Moreira (PSD) se manifestou sobre a polêmica, na noite desta segunda-feira, 19.

"Prezadas mães, pais e familiares dos alunos da Escola Municipal Manuel Pereira Ramalho. (Amanhã, dia 20 de fevereiro de 2018, terça-feira), aguardamos todos os alunos, no galpão, para o direcionamento das atividades educacionais, com as professoras. Queremos também, comunicá-los que as aulas do dia 21 de fevereiro a 2 de março, ficarão suspensas até o término da reforma da nossa escola. Reforçando assim o nosso compromisso com a educação de qualidade para nossas crianças. Todos os professores estarão trabalhando em plantões no CEMEI...", afirma a prefeita Ana Rosa Lasmar, no pronunciamento. 

Confira abaixo a íntegra do pronunciamento da prefeita da cidade:

2 comentários:

César disse...

Até que enfim estão enxergando a lamentável situação da educação em Ribeirão.

Anônimo disse...

Pularam carnaval, agora vem a realidade!!! só observo...