sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

UMA LIÇÃO DE VIDA E SOLIDARIEDADE


A vida é mesmo uma peça de teatro no qual sempre há imprevistos no decorrer do roteiro. Nesse trajeto de muito aprendizado e circunstâncias únicas, é possível que outras pessoas nos ensinem com suas experiências. São em momentos como esse que tiramos as lições para a nossa vida.  

O site Perfil WE abre espaço em suas editorias para contar uma história que comove, não apenas por seu infortúnio,  mas pela busca incessante em querer ajudar o outro mesmo quando as suas condições parecem improváveis.

Lucas Bernardes Naves, nascido na cidade de Varginha, sul de Minas Gerais, vive em Portugal há 6 anos e sua trajetória ao longo desse tempo não tem sido tão simples. 

Como vários brasileiros que mudam de país em busca de uma formação e uma melhor qualidade de vida, Lucas concluiu seu mestrado e agora está doutorando em Engenharia Têxtil. 

Ele conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC) do governo brasileiro, por meio do Ciências Sem Fronteiras, programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Ele trabalha em pesquisas que visam proporcionar qualidade de vida a pessoas com Melanoma através do desenvolvimento de tecidos que minimizem os efeitos colaterais de quimioterapias e radioterapias. 

Com foco no apoptose celular exclusivamente de células cancerígenas e a proliferação de células saudáveis, essa forma de tratamento visa a reconstrução e regeneração da pele dos pacientes. Algo um tanto quanto complexo, mas que vale a pena você pesquisar sobre o assunto.

Porém, durante uma viagem a uma conferência no México, a vida de Lucas tomou um rumo inesperado.  Ao se sentir mal durante a viagem, ele descobriu uma trombose aguda, na qual a chance de morte por embolia chegou a 75%.

Na contínua luta pela sua vida e por seus sonhos, Lucas tomou a difícil decisão de amputar sua perna direita. 

Afinal, essa foi a solução encontrada para que ele continuasse a viver e levar adiante a sua missão de ajudar outras pessoas concluindo seu doutorado. Assim, a cirurgia, que durou cerca de duas horas e o fez perder muito sangue, foi realizada. 

Lucas driblou a morte mais uma vez, vencendo uma dolorosa batalha sozinho sem poder contar com a companhia da mãe, devido à distância e as preocupações que o assolavam. Isso fez tornar tudo ainda mais difícil. Agora é preciso recomeçar.

Para dar sequência as suas pesquisas de doutorado e desenvolver soluções para pessoas que também estão em busca de amenizar o sofrimento, Lucas precisa de uma prótese transfemural, que custa 5 mil euros, cerca de 20 mil reais, dinheiro que ele não consegue arrecadar sozinho sendo estudante.

Lucas mesmo na condição em que se encontra, luta diariamente para ajudar outras pessoas. E você também pode ajudá-lo através do site Vakinha, uma plataforma de contribuição para realizar sua doação em qualquer valor.

Compartilhe essa história e mobilize outras pessoas, assim como a Perfil WE está fazendo, para ajudar o Lucas. Assim, ele pode continuar buscando o sonho de ajudar outras pessoas.


Acompanhe a trajetória do Lucas pelo Facebook e Instagram.

com Pedro Nery - da assessoria da Perfil WE

Nenhum comentário: