sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

LIRAa APONTA MÉDIO RISCO DE INFESTAÇÃO DO MOSQUITO AEDES EM VARGINHA


O Setor de Vigilância Ambiental de Varginha, no Sul de Minas, realizou nos dias 8, 09 e 10 deste mês, o primeiro Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa) do ano de 2018, que é realizado em todo território nacional, em cidades com índice de infestação com mais de 2 mil imóveis. Foram em visitados 20% dos quarteirões sorteados pelo programa do Ministério da Saúde.

De acordo com o encarregado do Setor Vigilância Ambiental, José Donizete de Souza, nos imóveis visitados pelo agente de combate às endemias, além do tratamento e eliminação dos focos, são recolhidos exemplares das larvas encontradas que segue junto a formulário próprio contendo endereço, tipo de depósito e quantidade de larvas sendo encaminhadas ao laboratório do setor onde se faz a contagem e a identificação das mesmas.

“Após todo esse trabalho, todos os dados são lançados no sistema onde o mesmo classifica o município como Baixo Risco, Médio Risco ou Alto Risco de Infestação. Em Varginha, apesar de terem sido encontrados números bem superiores de focos que do ano passado, nosso município foi classificado como médio risco, igualmente no mesmo período", destaca o encarregado.

No total geral, foram encontrados 105 focos do mosquito Aedes Aegypti, e 20 focos do Aedes Albopictus sendo que os bairros Jardim Sion, Centenário e Três Bicas foram os mais infestados. 

Também houve classificação dos recipientes mais comuns em possuírem focos como tambores, vasilhas de plásticos, vasos de plantas e latas.  

Nenhum comentário: