terça-feira, 16 de janeiro de 2018

ESTREANTE EM 2017, BLOCO "QUE MARIO?" PROMETE AGITAR O CARNAVAL DESTE ANO EM BELO HORIZONTE

Construído de maneira espontânea e horizontal, o bloco foi planejado para compor um grupo de 100 amigos. A estreia, entretanto, contou com um público de mais de 6 mil pessoas

O bloco “QUE MARIO?”, o Mario escrito assim sem acento mesmo, nasceu da interseção duas paixões compartilhada por vários amigos carnavalescos: a festa de caráter popular mais famosa do Brasil e a nostalgia da cultura geek. 

Belo Horizonte é uma cidade linda que tem tradição muito forte em eventos culturais. Desde o reflorescimento do Carnaval de rua na cidade em 2009, a capital mineira tem conquistado cada vez mais projeção e se consolidou como destino turístico de foliões por todo o país. 

Isso se dá graças ao engajamento da população em resgatar suas tradições e identidades locais, BH se orgulha em apresentar uma festa diversa, inclusiva e autêntica.

Estreante em 2017, o bloco QUE MARIO? trouxe aos foliões uma experiência lúdica e festiva para um público que tem muita criatividade e ótimas referências culturais, mas que tradicionalmente não frequentava o carnaval de rua. 

"O bloco foi idealizado para celebrar nossas lembranças mais queridas da juventude. Toda a nossa temática, as propostas de fantasia e nosso repertório fazem referência à memória afetiva que permeia a cultura pop dos games, filmes, da literatura e histórias em quadrinhos. Nossa intenção é compartilhar do espírito festivo na cidade com música, festa, deboche e muita criatividade. Aqui a gente brinca com o universo fantástico que mexe com a nossa bagagem pessoal. Nós celebramos o saudosismo de uma época que todos guardam e compartilham memórias com muito carinho", destaca o produtor da agremiação carnavalesca, Darlan Carling Von Dollinger.

Ainda de acordo com o produtor, apesar do nome fazer alusão direta ao encanador italiano mais famoso do mundo, o bloco não se limita ao universo dos jogos e constantemente desafia o público a reinventar suas fantasias, trocar experiências entre si e expandir seus horizontes culturais. 

"Nós abraçamos a diversidade e somos representados por todos os públicos. A gente não tolera qualquer forma de discriminação motivada por idade, gênero, etnia, orientação sexual, religião ou condição econômica", ressalta Darlan Carling. 

A concentração de estreia em 2017 aconteceu no sábado de Carnaval (25 de fevereiro), às 13h, na Praça da Liberdade, na Savassi. 

Com o cortejo iniciado às 15h seguindo para o coreto do Parque Municipal, onde a festa se encerrou às 17h. Construído de maneira espontânea e horizontal, o bloco foi planejado para compor um grupo de 100 amigos. A estreia, entretanto, contou com um público de mais de 6 mil pessoas. 

O público excedeu em muito a expectativa da dos organizadores, o que trouxe consequências indesejadas como um número insuficiente de músicos compondo a banda. Ainda assim, apesar dos imprevistos, o primeiro desfile foi sucesso de avaliação do público e de imprensa, com potencial de desfile ainda maior e melhor elaborado em 2018. 

Mantendo as tradições em 2018, o desfile da agremiação carnavalesca ocorrerá no sábado de Carnaval, 10 de fevereiro, durante o dia. Com a concentração e dispersão na Praça da Liberdade, percorrendo ruas no centro. 

Com expectativa de público ainda maior para 2018, as articulações para a realização do bloco já começaram. Já dizia o tio de um amigo: “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”, afirma o produtor do Que MARIO?, Darlan Carling Von Dollinger.

Os ensaios de músicos de percussão e sopro já estão programados para começar, o cadastro já foi finalizado com a Belotur e concluímos as negociações com os órgãos e entidades responsáveis pela infraestrutura necessária para a manifestação cultural. 

Colocamos o chapéu e penteamos o bigode, prontos para salvarmos o dia novamente! O nosso bloco pertence a todos e é movido pela paixão que os nerds têm em comum, nós compartilhamos as alegrias e responsabilidades da festa de maneira colaborativa", enfatiza Darlan Carling. 

Os membros carnavalescos são corresponsáveis pela confecção de materiais, ensaios da banda, divulgação das mídias e organização das atividades. O bloco não tem fins lucrativos e todos os membros trabalham como voluntários. 

Darlan Carling destaca que as pessoas interessadas em conhecer as iniciativas podem acompanhar o grupo aberto de participação no Facebook, além de acompanhar a produção de conteúdo da comunidade em nossos perfis no YoutubeTwitter, Instagram e  Facebook

As empresas podem prestar apoio à atividade, ajudando no custeio de regentes, material de decoração e equipamentos musicais. O bloco, em contrapartida, se compromete em desenvolver ações orgânicas e não invasivas para o público, promovendo posicionamento, identificação, interação e resultados. 

Em 2018 o bloco conta com o apoio da cerveja Amstel, a cerveja oficial do bloco.

Serviço
Ensaios abertos
Todas as terças-feiras às 20:00
Entrada gratuita

16/01 – Praça da Liberdade
23/01 – Granfinos
30/01 – Granfinos
06/02 – Granfinos

Desfile
Data: Sábado - 10/02
Local: Praça da Liberdade
Horário: concentração às 13h - dispersão às 18h

Nenhum comentário: