terça-feira, 1 de agosto de 2017

MUNICÍPIO DE TRÊS PONTAS ESTUDA VENDA DO TERRENO DO MATADOURO MUNICIPAL

 
Desativado há vários anos, o antigo matadouro municipal de Três Pontas, no Sul de Minas, poderá ser vendido. Localizado na Rua Barão da Boa Esperança, com fundos para Avenida Zé Lagoa, o local tem uma área de 10.923 metros quadrados e está avaliado em R$1.634.924,50.
 
O objetivo segundo a administração municipal é investir o dinheiro da venda na industrialização da região dos quatis.

A audiência sobre o assunto aconteceu no Plenário da Câmara e reuniu autoridades e pessoas interessadas em informações sobre a venda. O vice-presidente da Câmara, vereador Benício Baldansi abriu o encontro, acompanhado dos vereadores Geraldo José Prado, o Coelho do Bar, Maycon Machado e Flávio Floriano.
 
O primeiro a explanar sobre a ideia foi o prefeito Luiz Roberto, salientando ser fundamental o investimento em industrialização e consequentemente a geração de empregos em Três Pontas, um dos compromissos de sua campanha a gestor do município.
 
O distrito industrial já existe nos quatis, segundo o prefeito, porém a infraestrutura para receber empresas locais e de fora necessita de investimentos e a venda do matadouro seria a principal fonte para este fim.
 
Ainda de acordo com o prefeito, a Secretaria de Industria e Comércio já tem mais de 28 solicitações de empresas que desejam se instalar no DI, sendo muitas daqui.

Já para o vice-prefeito Marcelo Chaves Garcia, é necessário fazer daquela área improdutiva (matadouro), um local de infraestrutura e pediu ajuda com sugestões e adiantou que o orçamento municipal não possui recursos para investimentos como este.
 
Segundo Marcelo, o apoio da Câmara será crucial, uma vez que se esboça um projeto que passará pelo Legislativo para aprovação. A venda se dará com concorrência de maior lance.

A explicação técnica ficou por conta da secretária de Administração e Recursos Humanos, Melissa Garcia.
 
Ela deixou claro que tudo será estudado com tranquilidade e dentro da Lei e que o objetivo é criar a partir de agora, um Programa Municipal de Incentivo à Industrialização, formado por vereadores, representantes do Executivo, Associação Comercial e ainda membros do Judiciário. Todos farão parte de um conselho deliberativo que irá opinar sobre o assunto.

Além da necessidade de investir no DI, a venda do antigo matadouro atende a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em março de 2015, estabelecido pelo Ministério Público e Prefeitura.
 
Segundo Melissa, o prazo já venceu e o MP poderá até prorrogar para que a situação seja resolvida.
 
Após as explicações, foi aberto a perguntas e muitos questionaram sobre os trâmites do projeto. Empresários do setor imobiliário e de loteamentos, participaram da audiência, já que a área do antigo matadouro fica no Bairro Catumbi, bem próximo ao centro da cidade.
 
Os vereadores Coelho do Bar e Maycon Machado, pediram que todo o processo seja feito dentro da legalidade e da transparência e que a Câmara apoiará tudo que for para o desenvolvimento do município, principalmente se for para geração de empregos, contudo ressaltaram que a legalidade deve ser cumprida em todos os aspectos.

Este foi o primeiro passo da intenção da administração em vender o local. Agora, tomarão as providências para dar andamento no projeto, depois de ouvir a população nesta audiência.
 
com assessoria da Câmara

Nenhum comentário: