quinta-feira, 6 de julho de 2017

VISITRANS DISPONIBILIZA ATENDIMENTO A FAMILIARES DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS EM JUIZ DE FORA

Centro de Psicologia Aplicada da UFJF

Familiares de pessoas travestis e transexuais  já podem integrar o Visitrans, projeto de extensão desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisas e Práticas em Psicologia Social, Políticas Públicas e Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  

Criado há três anos e meio, com o objetivo de fomentar uma rede de troca de experiências e vínculos entre as pessoas travestis e transexuais da cidade, o Visitrans iniciou este mês o atendimento formal às famílias desta população.

“Percebemos, nos últimos meses, um aumento do número de familiares, principalmente mães, buscando suporte para lidar com a identidade de gênero de seus filhos e filhas. Verificamos as especificidades de cada público e decidimos dividir as reuniões. Teremos os encontros com travestis e transexuais, que já acontecem desde a criação do grupo e, separadamente, com os familiares dessas pessoas”, explica a psicóloga do Visitrans, Brune Coelho.

O Visitrans atendia, exclusivamente, às pessoas travestis e transexuais. Agora, após a ampliação do projeto, serão trabalhados também os medos, anseios, angústias e dúvidas das famílias frente ao processo de transição de gênero. 

As reuniões com familiares ocorrerão sempre na última segunda-feira do mês, às 19h, no Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da UFJF, no Bairro Granbery.

“Discutiremos também formas e estratégias de a família respeitar e apoiar a identidade de gênero das pessoas trans, lutando pelo fim da transfobia –  discriminação  contra travestis e transexuais – presente na nossa sociedade. É fundamental o apoio da família para que a pessoa travesti ou transexual tenha qualidade de vida e força para vencer os preconceitos”, salienta a psicóloga.   

Fomentar a troca de experiências e combater a transfobia
As reuniões com as pessoas travestis e transexuais ocorrem quinzenalmente, às segundas-feiras, sempre às 19h, no CPA.  

“O projeto, sob coordenação da professora da Faculdade de Psicologia, Juliana Perucchi, busca levantar quais as reais demandas e necessidades da população trans no âmbito municipal e pensar em estratégias coletivas de ação, com protagonismo da própria população em questão”, explica Brune Coelho.

Com base nas demandas levantadas junto ao público-alvo, já foram estabelecidas  parcerias que visam à melhoria da qualidade de vida e saúde de travestis e transexuais.

“Articulamos uma parceria com o setor público de saúde, através do Serviço de Atendimento Especializado (SAE). No SAE, são oferecidos atendimentos gratuitos com a psicóloga Glaucia David; com a ginecologista Claudia Bueno para acompanhamento hormonal; e com o nutricionista Flávio Holman, para questões relativas à alimentação e promoção da saúde. Temos parceria, também, com o Núcleo de Prática Jurídica da UFJF, através do professor João Beccon,  para orientações jurídicas e processos de retificação do registro civil desta comunidade. Os processos de retificação do registro civil são aqueles em que a pessoas trans buscam, junto à justiça, mudar seu nome e gênero nos documentos, um direito que entendemos que evita os constrangimentos públicos e os desrespeitos. Outro parceiro que temos é o Centro de Referência em Direitos Humanos, que oferta atendimento psicológico gratuito através da psicóloga Maria José.”

Os interessados em participar das reuniões do Visitrans devem agendar, por e-mail ou telefone, conversa inicial com a psicóloga do projeto: (32) 3216-1029 (Centro de Psicologia Aplicada da UFJF) ou brunecbrandao@yahoo.com.br.

O endereço do Centro de Psicologia Aplicada da UFJF é Rua Santos Dumont, 214, Bairro Granbery, em Juiz de Fora.

Outras informações: brunecbrandao@yahoo.com.br.

Nenhum comentário: