quarta-feira, 5 de julho de 2017

UPA DE VARGINHA COMEMORA 5 ANOS

 
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Varginha, no Sul de Minas, completou cinco anos de funcionamento com números expressivos.
 
Nesse período foram cerca de 700 mil pessoas atendidas o que corresponde a 135.416/ano e 11.285/mês.
 
“A UPA começou a funcionar em junho de 2012, quando foram registrados 64 mil atendimentos; no ano seguinte chegamos a 129 atendimentos; em 2014, 127 mil; em 2015 137 mil e no ano passado 145 mil pessoas atendidas”, enumera a chefe da Divisão de Urgências e Emergências, Rosana de Paiva Silva Morais.

A UPA adota o Protocolo de Manchester que é uma metodologia científica que confere classificação de risco para os pacientes que buscam atendimento em uma unidade de pronto atendimento, ou seja, casos urgentes são priorizados.
 
Para isso são usadas cores que determinam um tempo máximo para o atendimento ao paciente, de forma a não comprometer a sua saúde (VERMELHO – Emergência; LARANJA - Muito urgente; AMARELO – Urgente, VERDE - Pouco urgente e AZUL - Não urgente).
 
O processo de triagem se dá com a abertura de ficha no setor. Após, o paciente é direcionado para a sala de triagem.
 
O enfermeiro triador identifica a queixa principal e através dela associa um fluxograma de Manchester a ser aplicado. Baseado nas respostas do paciente ele identificará a cor.

A UPA de Varginha também realiza o projeto de educação continuada o que permite aos funcionários participarem de cursos para se manterem atualizados.
 
“Além dos cursos ministrados dentro da própria UPA temos funcionários que também fazem cursos em unidades de saúde renomadas como o Hospital Albert Einstein, em São Paulo”, enfatiza Rosana.

A UPA de Varginha é referência, ou seja, as Secretarias Regional e Estadual da Saúde e o Ministério da Saúde, indicam como modelo para outras unidades que buscam modelos de gestão.
 
Assim, equipes de diversas localidades já estiveram no local fazendo visitas técnicas para conhecerem de perto o funcionamento da unidade varginhense que atualmente, possui 198 servidores.

Para comemorar os 5 anos de existência, a direção da UPA realizou eventos com palestras sobre relações interpessoais.
 
com assessoria

Nenhum comentário: