quarta-feira, 12 de julho de 2017

PROJETO 'DIZ ENROLA' É INAUGURADO NO FESTIVAL DE INVERNO DE OURO PRETO E MARIANA

 
"Você se sente aceito como é perante a sociedade?" Este foi o tema da edição de inauguração do Projeto Diz Enrola, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Mariana, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que visa trazer à tona debates de cunho social em prol de uma juventude diferente, bem como promover espaços culturais aos jovens da cidade de Mariana em todos os bairros.

Na inauguração, ocorrida na tarde do último sábado, 8, na Praça Gomes Freire, além da roda de conversa em torno do tema, houve a apresentação da banda marianense Skactus, além de batalhas de dança, dj e grafite; todas essas expressões artísticas foram apresentadas alternativamente, sem ordem específica. A intenção é que todas as edições sejam realizadas dessa mesma forma dinâmica e descontraída.

De caráter itinerante, o Diz Enrola será realizado periodicamente na cidade de Mariana e as próximas edições serão no bairro Cabanas e Santo Antônio. Haverá também uma comissão de profissionais como psicólogas, assistentes sociais e sexólogas que estarão presentes nos bate papos.
 
Luiz Filipe, 20 anos, é um dos criadores do projeto e frisa a importância dessa iniciativa, "a gente quer escutar, de forma imparcial, formas que podemos discutir políticas públicas para a juventude de Mariana", afirmou.

Balé
Ainda no sábado, os marianenses puderam participar da Mostra Cultural da Escola de Cultura do Sesi Mariana, com aulas-show do curso de balé para crianças. No evento, os familiares das crianças que frequentam regularmente o curso puderam acompanhar de perto como as aulas são pensadas e desenvolvidas.

Durante as aulas exibidas, as meninas entre 4 e 5 anos empenharam-se nos exercícios propostos, demonstrando habilidade e tudo o que elas têm aprendido por meio da dança. Nina Albergaria Soares, professora da turma, conduziu os exercícios e explicou o propósito de cada um deles.
 
A metodologia proposta por Nina consiste em enumerar os exercícios num painel, no qual as crianças podem acompanhar as aulas de forma mais autônoma.

Ritmo, percepção musical, condições motoras e cognitivas e a liberdade de criação são algumas das habilidades que as aulas têm proporcionado às crianças.
 
Vanuza de Aguiar, mãe de Cecília, de 5 anos, afirma que considera o balé importante na formação de sua filha e que a atividade tem contribuído positivamente em questões de disciplina, crescimento e desenvolvimento, tanto na escola quanto em casa. "Ela é apaixonada por balé", destacou.

Para saber mais sobre os cursos oferecidos pelo Sesi Mariana, acesse o site.
 
por Juliana Carvalho - da assessoria Festival de Inverno - UFOP

Nenhum comentário: