segunda-feira, 10 de julho de 2017

PROJETO DA UFLA CAPACITA AGRICULTORES DA COHAB


Os agricultores da horta comunitária da Cohab receberam, na noite de ontem (5), os certificados do curso de Atualização em Produção de Hortaliças, promovido pelo Setor de Sementes do Departamento de Agricultura (DAG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). 

O curso foi ministrado de 10 de maio a 28 de junho por professores e pesquisadores da UFLA e técnicos da Emater-MG. 

Diferentes conteúdos foram abordados nos encontros, sempre realizados nas quartas-feiras, no Centro de Referência em Assistência Social (Cras/Cohab).

Entre os assuntos vistos, constaram: adubação orgânica; compostagem; preparo e correção do solo; formação de canteiros; produção e propagação de mudas; manejo e controle biológico de pragas e doenças. 

Os conteúdos foram voltados à agricultura sustentável. Os produtores utilizam as hortaliças para o consumo e para venda no próprio local.

A certificação marca o encerramento da segunda fase do projeto “Horticultura urbana e seus benefícios nutricionais, econômicos, ambientais e sociais”, aprovado no edital “Apoio a projetos de Extensão em Interface com a Pesquisa”, da Fapemig (Edital 07/2014). 

Esse projeto busca proporcionar às famílias do bairro maior produtividade de hortaliças, legumes e frutas, mais acesso a alimentos com alto valor nutritivo e melhorias nas condições de vida.

Além da certificação, o projeto aprovado concedeu recursos para a construção de cercas, caixa d’água e materiais de irrigação, insumos, entre outros. Tudo isso foi providenciado na primeira fase do projeto, que também contou com apoio para a criação de regulamento interno e revisão do estatuto dos produtores da horta, além de outros documentos para a legalização do terreno. 

Quarenta e cinco famílias do bairro são beneficiadas, podendo produzir em áreas concedidas pela Prefeitura Municipal de Lavras.

“Agora começa a fase de acompanhamento do projeto. Vamos monitorar e assessorar durante toda produção e, além disso, um grupo de estudantes do curso de Nutrição continua fazendo o acompanhamento nutricional das famílias em longo prazo”, aponta o coordenador do projeto, professor João Almir de Oliveira (DAG). 

O resultado foi promissor, para ele: “Houve a transformação de um terreno baldio em uma área produtiva. E o aumento do número de agricultores: de 15 famílias, hoje são 45, produzindo alimentos com técnicas de agricultura orgânica, durante este pequeno período da implantação do projeto já é nítido o aumento da produção na área de cada associado”.

O vice-prefeito de Lavras e também secretário de Assuntos Rurais da cidade, Edson Alves de Abreu (“Duti”), enalteceu o empenho dos agricultores ao longo dos anos: “A horta comunitária é um modelo que deu certo”, parabenizou. Ele e a gerente da Secretaria de Assuntos Rurais Roseane Maria Evangelista Oliveira reforçaram que a Secretaria de Assuntos Rurais está estudando a implantação de uma feira para comercialização dos produtos desta horta, na Praça Dr. José Esteves (Praça da Estação).

O técnico da Emater-MG Elter Rodrigues Vieira reforçou que o órgão está aberto para esclarecer dúvidas dos produtores e aconselhou-os a sempre aprimorarem a produção. 

Já o presidente da Associação dos Produtores de Hortaliças da Cohab, Ronan Alves, parabenizou a todos os agricultores pelo desenvolvimento da horta comunitária, que já possui 16 anos.

O projeto de extensão e pesquisa envolveu a estruturação da horta e orientações aos agricultores, relacionadas da produção à nutrição. 

Mais detalhes sobre este projeto podem ser vistos em reportagem publicada no Jornal UFLA nº 105 – “UFLA atua em projeto de horta comunitária na Cohab” – Acesse o Jornal UFLA aqui.

Nenhum comentário: