sexta-feira, 7 de julho de 2017

ITAJUBÁ REVELA SEIS NOVAS STARTUPS NO MERCADO

Projetos foram apresentados durante o Maker HackLab, na Unifei, no início do mês


por Redação SIMIBelo Horizonte
Foto: Reprodução/Facebook

O Campus da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Itajubá, sediou entre 3 e 11 de julho o Maker HackLab - uma maratona de criação de negócios em internet das coisas (IoT). 

Os participantes tiveram dois fins de semana para validar um negócio e criar um protótipo de hardware e software que conecta na nuvem. 

No evento, surgiram seis startups que vão desenvolver soluções do agronegócio aos cuidados com idosos.

A edição de 2017 contou com 40 participantes, divididos nas áreas de Business, Developer e Maker. Foram 25 ideias propostas pelos participantes e após a votação, seis ideias foram desenvolvidas durante o eventoEles receberam mentoria na área de modelagem de negócios, validação de mercado, pitch, prototipagem, como conectar hardware e software na nuvem, landing page,dentre outras.

Conheças as seis startups que nasceram durante o evento:

TecFarm
Startup do agronegócio leiteiro, a equipe desenvolveu um dispositivo que é acoplado as ordenhadeiras que, por meio de sensores, captam a contagem de células somáticas (CCS) do leite em tempo real e contribuem na prevenção de doenças e na manutenção da qualidade do leite para o produtor rural.

Sentinel
Por meio de sensores, que captam temperatura, umidade, luminosidade e concentração de CO2, a solução entrega ao produtor, por meio de aplicativo, dados em tempo real do silo e possibilita o controle remoto de dispositivos instalados no local, como ventiladores e exaustores.

Stayh2
A startup desenvolve soluções para a terceira idade, garantindo autonomia e segurança aos idosos e tranquilidade aos parentes. A principal solução é uma rede de sensores que serão instalados na residência dos idosos, enviando a um aplicativo os movimentos do idoso dentro de sua residência, indicando por exemplo que o idoso saiu do quarto, saiu da casa e não voltou ou está muito tempo dentro do banheiro.

Levalá
A startup conecta motoboys a restaurantes de delivery de maneira rápida e eficiente. A solução garante controle financeiro das entregas do restaurante, facilita a requisição de motoboys e também fornece ao cliente a possibilidade de rastrear os pedidos.

GreenTech
A startup desenvolve controle remoto de estufas. Por meio de sensores, que captam temperatura, umidade, luminosidade e concentração de CO2o a solução entrega ao produtor os dados em tempo real da estufa. Além disso, por meio do aplicativo é possível controlar de forma remota os dispositivos instalados no local como ventiladores e exaustores.

TupBit
Uma maquininha de cartão para bitcoin. A startup tem como objetivo facilitar as compras em lojas por meio de bitcoin, especialmente em Dutfrees e lojas em aeroportos internacionais.

Nenhum comentário: