quarta-feira, 19 de julho de 2017

INVERNO AUMENTOU EM 40% NÚMERO DE ATENDIMENTOS NO HOSPITAL ALZIRA VELANO

No inverno aparecem as enfermidades mais frequentes são estação: gripe, resfriado, rinite alérgica, sinusite, asma e bronquite, e também problemas cardíacos e vasculares

No Pronto Socorro do Hospital Universitário Alzira Velano (HUAV) de Alfenas, no Sul de Minas, o movimento aumentou em mais de 40% com a queda da temperatura. Nestes dias frios de inverno, cresce o numero de pessoas em busca de atendimento médico, por causa das doenças comuns da época.

No inverno aparecem as enfermidades mais frequentes são estação: gripe, resfriado, rinite alérgica, sinusite, asma e bronquite, e também problemas cardíacos e vasculares. Com o tempo frio, as pessoas preferem ficar em ambientes fechados, o que facilita a transmissão de agentes como o vírus, facilitando a propagação dessas doenças.

São os idosos e as crianças que mais sofrem nesta época, por terem imunidade mais baixa As crianças, além da imunidade baixa, convivem, frequentemente, em creches, em ambiente fechado.

Mas outras doenças são preocupantes no inverno: são as doenças cardiovasculares e AVC acidente vascular cerebral.

Durante o inverno, o número de infartos e AVC aumenta em 30% e 20%. Isso ocorre porque o organismo, com o objetivo de elevar a temperatura interna, contrai os vasos sanguíneos que irrigam a pele e o coração precisa fazer mais força para bombear o sangue.

Outro fator de risco é que as pessoas bebem menos água no frio e desidratam mais facilmente, deixando o sangue mais viscoso e mais fácil de coagular, o que aumenta a possibilidade de infarto e derrame cerebral.

Idosos, hipertensos, diabéticos, dislipidêmicos, obesos, fumantes e sedentários precisam redobrar o cuidado no inverno e, mesmo quem não pertence a esses grupos de risco, evitar exposição prolongada ao frio, ambientes fechados e o choque térmico decorrente da queda brusca de temperatura.

Os médicos recomendam muitos cuidados com as crianças e idosos,para prevenir as doenças de inverno. Entre elas tomar muita água e líquidos, manter a casa sempre arejada,colocar colchões e cobertores no sol, evitar aglomerações, alimentar-se bem com frutas e verduras e agasalhar-se corretamente.
 
por Soloni Viana - da assessoria do HUAV

Nenhum comentário: