segunda-feira, 3 de julho de 2017

HCSL COMEMORA REALIZAÇÃO DE 200 TRANSPLANTES RENAIS COM LANÇAMENTO DE SELO POSTAL


O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) de Pouso Alegre, no Sul de Minas, comemorou na manhã da última sexta-feira, 30, a marca histórica de 200 transplantes renais realizados. 

Para o momento histórico foi lançado um selo postal comemorativo e a equipe de transplantes renais representada pela coordenadora Yara Gracia Lorena, Antônio Carlos de Souza e Elias Kallás, recebeu efusivos aplausos de gratidão de todos os presentes. "

É uma história de comprometimento, tolerância, dedicação, construída passo a passo. É um trabalho muito gratificante pois atendemos pessoas muito simples que depois dos transplantes, voltam para nos ver, abraçar e agradecer com muito carinho e emoção. Nesse momento quero só agradecer pois é um trabalho amplo que envolve toda a equipe.Agradeço infinitamente a Deus e a todos dessa instituição", comemora a coordenadora do Serviço de Hemodiálise, Yara Gracia Lorena.

Participaram da comemoração várias autoridades locais, entre elas, o promotor Décio Monteiro Morais; a secretária municipal de Saúde, Sílvia Regina Pereira; e o controlador geral do município, Hamilton Magalhães; além de colaboradores da Fuvs, acadêmicos da Univás, pacientes e até dois transplantados pousoalegrenses. 

"Essas pessoas que cuidam da gente tem muito amor ao próximo. A dedicação dessa equipe é inexplicável. Só amando muito a profissão para fazer o que essas pessoas fazem pela gente. Eu estou muito contente e satisfeito com a forma que fui atendido nesse Hospital", afirma o paciente Ronaldo Garcia que estava acompanhado de outro transplantado, Armídio Antônio de Melo.

Destaque no Sul de Minas pelo trabalho de excelência desenvolvido no Hospital, o Serviço de Hemodiálise atende atualmente 186 pacientes e é referência para 33 cidades da região, incluindo Pouso Alegre. 

"Esse é um momento muito importante para a medicina do Sul de Minas e uma conquista para o povo de Pouso Alegre. É obvio que ninguém quer fazer transplante mas é bom saber que quando há necessidade o nosso Hospital está presente. Parabenizo toda equipe pois não conseguiríamos um marco destes se não tivéssemos por trás o trabalho de profissionais envolvidos e comprometidos com a vida. A comemoração da vida e o cuidado com o povo que oferecemos com muita qualidade e humanidade", ressaltou o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí, Luiz Roberto Martins Rocha. 

O diretor técnico, Alan Nascimento Paiva também não poupou elogios à equipe de transplantes renais e destacou que o momento acima de tudo era de gratidão para com os profissionais do Hospital Samuel Libânio.

A solenidade contou com as presenças do presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí, mantenedora do Hospital Samuel Libânio, professor Luiz Roberto Martins Rocha; o diretor executivo da Fundação, Igor de Souza Nogueira Oshiro; o diretor Técnico do Hospital Samuel Libânio, Alan Nascimento Paiva; o diretor Clínico do Hospital Samuel Libânio, Hudson Umeoka; além do diretor de Enfermagem, Adelson dos Reis Matias e a diretora administrativa do Hospital Samuel Libânio, Jusselma de Paiva Reis. 

"É importante demais comemorarmos essa marca importante e precisamos enaltecer o trabalho dessa equipe dedicada que trabalha incansavelmente dia e noite. Mesmo com todas as dificuldades, podemos comemorar mais essa vitória do Hospital Samuel Libânio e da população do Sul de Minas", enfatiza o diretor Igor Oshiro. 

Durante o evento, acadêmicos da Associação Atlética do curso de Medicina fizeram uma doação de coletes cervicais ao Hospital Samuel Libânio.

História
O Hospital Samuel Libânio foi pioneiro na realização de transplantes renais no Sul de Minas. A história teve início em março de 1989, quando um paciente da cidade de Santa Rita do Sapucaí foi doador de um rim para o irmão dele. 

Na época, os médicos Elias Kallás, Yara Gracia e Antônio Carlos Souza foram os cirurgiões. O transplante nº 200 foi de um paciente pousoalegrense que recebeu um rim de um doador de Lavras. 

"Essa vitória tem que ser creditada para toda equipe. Não só os pacientes mas como todos seus familiares foram beneficiados com esses transplantes. Essa marca de 200 transplantes constitui em um prêmio pelo trabalho realizado e deve ser valorizado pelos jovens que vivem um momento de tanto descaso da classe política com nossa saúde e corrupção sem fim no nosso país. Esse momento importante da nossa instituição deve trazer esperança para o futuro", analisa Elias Kallás.

Um transplante renal envolve direta e indiretamente, pelo menos 23 profissionais entre, nefrologistas, intensivistas, enfermeiros, psicólogos, anestesistas, imunologistas, cirurgiões vasculares, além dos envolvidos com a logística das doações, como o MG Transplantes e a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT). 

"Estamos muito felizes e mesmo nesse caos que está vivendo a saúde estamos comemorando aqui esses transplantes que beneficiaram 200 pacientes. Fico feliz de participar desse grupo de profissionais que se dedicam para salvar vidas. Temos que realmente comemorar esse momento tão importante", disse o coordenador de Enfermagem, Adelson Matias.

da assessoria

Nenhum comentário: