segunda-feira, 10 de julho de 2017

BOA NOTÍCIA: ANVISA LIBERA MEDICAMENTO PARA COMBATE AO CÂNCER DE PULMÃO

 
Armando de Mattos, médico da Oncominas, explica como é o tratamento e seu público alvo
 
Neste domingo, 9, foi comemorado o Dia Nacional do Oncologista. E nesse ano, a classe médica especializada tem mais motivos para comemorar.
 
Pela primeira vez no Brasil, um tipo de câncer de pulmão avançado poderá ser combatido com um medicamento moderno, em vez da tradicional quimioterapia.

Estamos falando do Pembrolizumabe, uma droga imunoterápica da farmacêutica MSD e que acaba de ser liberada no País pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

“Trata-se de uma mudança significativa porque é a única vez que uma imunoterapia tem resultados superiores aos da químio como primeira linha de tratamento do câncer de pulmão”, destaca o médico da Oncominas, Armando de Mattos.

O uso do Pembrolizumabe como primeira estratégia contra cânceres de pulmão avançados se restringe aos tumores de não pequenas células, que representam 85% dos casos no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Além disso, para que essa arma possa ser usada, é necessário que o tumor apresente uma expressão elevada de proteína PD-L1, isso porque o fármaco age de maneira mais eficaz nesses casos, impedindo que o tumor iniba o sistema imunológico.

Segundo Armando de Mattos, cerca de um quarto dos pacientes possuem tumores com concentração elevada de PD-L1.

Especificamente nesse grupo, estudos mostram que 61% permaneceram vivos após 18 meses de tratamento, contra 43% dos voluntários que tomaram um coquetel quimioterápico.

"É um número surpreendente, visto que estamos falando de uma doença em estágio avançado”, conclui.

Nenhum comentário: