sexta-feira, 16 de junho de 2017

SEM TERMINAL DE PASSAGEIROS. TERRENO PODE DAR LUGAR A ESTACIONAMENTO DE VEÍCULOS

Lavras ainda não conta com terminal de passageiros na região central. Ideia pode ser frustrada por decisão de se construir um estacionamento de veículos

Tido como exemplo de eficiência e até mesmo de sustentabilidade, alternativa viável e valorizada nas grandes metrópoles de países desenvolvidos, o transporte público no Brasil ainda sofre com o descaso dos governantes, o que limita o seu acesso e a qualidade do serviço.

Em Lavras, no Sul de Minas, o transporte coletivo de passageiros sempre foi alvo de reclamações. Seja pelo preço, pela demora na circulação das linhas disponíveis, muito devido a gargalos de tráfego nas vias da cidade, seja também pela qualidade do serviço prestado.

Em dezembro de 2016, no final do governo do prefeito Silas Costa Pereira (PMDB), um problema que há 6 anos espera por uma solução foi resolvido. Foi feito o aterramento da cratera que abrigaria a sede do Legislativo lavrense na Praça Santo Antônio, na região central, retirando também os tapumes que cercavam o terreno na Praça Santo Antonio.

Como terreno foi devolvido pela Câmara local a prefeitura municipal, com o serviço realizado, o ex-prefeito Silas Costa Pereira afirmou que estava em negociação com a concessionária de transporte coletivo para que aquele espaço fosse transformado em um terminal de passageiros.

A grande maioria das linhas do transporte coletivo de Lavras passam pela região central da cidade, que não conta com um terminal.

Em janeiro deste ano, José Cherem (PSD) assumiu a prefeitura e o local passou então a ser improvisado como estacionamento de veículos, principalmente devido a decisão polêmica e questionada da atual administração que retirou o estacionamento de veículos nos dois lados da Rua Francisco Salles.

Nesta semana, a situação do local ganhou um novo capítulo. Segundo informações que circulam na imprensa local, o prefeito Cherem deverá realizar uma licitação para que no terreno seja erguido um prédio até 3 andares, para abrigar um estacionamento vertical de veículos.

Além disso, de acordo com as informações, que surgiram em uma publicação na rede social Facebook do vereador Ennio Mendes de Siqueira (PMDB), também seriam construídos sanitários públicos no local.

A notícia enterra as expectativas da cidade ter um terminal de interligação de linhas urbanas de passageiros na região central, ficando novamente em posição retardatária frente a outros municípios da região.

O anúncio da possibilidade de construção do estacionamento já é alvo de polêmica e discussões na cidade.

Leia também: Administração passada planejava construir terminal de ônibus no Centro de Lavras

Nenhum comentário: