quarta-feira, 28 de junho de 2017

PRODUTOS ORGÂNICOS GANHAM FORÇA EM POÇOS

Área de 10 mil m2 é cercada por mata nativa
 
Poços de Caldas, no Sul de Minas, possui duas propriedades certificadas para produção de orgânicos. Na tarde da última quinta, 21, o vice-prefeito Fávio Faria, que também responde pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, visitou uma destas propriedades, na Fazenda Cachoeirinha.
 
"A ideia é incentivar a produção, principalmente dos orgânicos, pois muitos agricultores familiares fazem entregas de seus produtos através do PAA e PNAE às entidades, hospitais, escolas e creches do município, com isso possibilitará uma alimentação de qualidade e mais saudável para a população”, destaca Flávio Faria.
 
 
Ele esteve acompanhado pela coordenadora da Divisão de Fomento Agropecuário, Vanessa Barzagli.

A produção visitada é denominada ‘JRP-Sabor da Esperança’, onde são produzidos hortifrutis por meio de agricultura familiar, congregando três famílias. Flávio Faria foi recebido por um dos agricultores, José Ricardo Albino, que explica como foi o início.
 
“Pensamos em alguma coisa pra agregar renda e manter o pessoal no campo. Daí surgiu a ideia de uma horta comunitária, mas nem pensávamos no orgânico. Foi o consultor da Emater, Aparecido Venâncio Martins que sugeriu a criação de uma horta orgânica. Ele veio aqui, avaliou o local, estudou as possibilidades e então começamos. Já faz dois anos e ficamos mais de um ano no processo de certificação. Agora conseguimos e estamos comercializando produtos orgânicos”.

A JRP -Sabor da Esperança fornece para a merenda escolar das escolas estaduais, para o Programa Municipal de Alimentação Escolar (Promae), que envia às creches, e também realiza entregas na cidade, por meio de pedidos feitos através de um aplicativo no celular, pelo número (35) 99930-1262.
 
A produção é sazonal. Hoje, os produtos em oferta são alface, couve, rúcula,tomate cereja, jiló, mandioca, vagem, limão cravo, abóbora, cheiro-verde, cenoura, abacate e banana, entre outros. A entrega é feita nas residências, duas vezes por semana.

Com o aumento nas vendas, a perspectiva dos agricultores é de crescimento na produção. De acordo com Juverci Betti, outro produtor da JRP, o cultivo da horta é realizado nas horas de folga, já que trabalham na produção de café na Fazenda, como empregados.
 
“Nossos produtos têm preço comercial, um pé de alface, por exemplo, sai a R$2,00. Nossa intenção não é vender acima do preço de mercado. Queremos é que mais pessoas possam comprar produtos de qualidade e levar saúde a todos”, conclui o produtor.

Emater
A Emater possui técnicos agrícolas capacitados para desenvolver projetos no municipio. A empresa estadual recebe repasse mensal de recursos da Prefeitura mais o valor do aluguel do imóvel, onde está instalada.
 
O trabalho de incentivo aos orgânicos no município é realizado em parceria com a Sedet. Mais nove agricultores estão em processo de certificação.

Outro trabalho que está sendo realizado pela Sedet é o de mapeamento da feira-livre de sábado. Os estudos indicam a possibilidade de criação de um espaço para a venda de orgânicos de produtores de Poços de Caldas.

IBD
IBD Certificações é uma empresa 100% brasileira que desenvolve atividades de inspeção e certificação agropecuária, de processamento e de produtos extrativistas, orgânicos, biodinâmicos e de mercado justo (Fair Trade).

 O IBD é a maior empresa certificadora da América Latina e a única certificadora brasileira de produtos orgânicos com credenciamento IFOAM (mercado internacional), ISO/IEC 17065 (mercado europeu-regulamento CE 834/2007), Demeter (mercado internacional), USDA/NOP (mercado norte-americano) e aprovado para uso do selo SISORG (mercado brasileiro), o que torna seu certificado aceito globalmente.

com assessoria

Nenhum comentário: