quarta-feira, 7 de junho de 2017

POÇOS DE CALDAS: SERRA DE SÃO DOMINGOS É TOMBADA COMO PATRIMÔNIO ESTADUAL

Área verde é o maior patrimônio ecológico de Poços de Caldas

A Serra de São Domingos de Poços de Caldas, no Sul de Minas, foi tombada como patrimônio cultural do Estado de Minas Gerais pelo Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep). 

A área verde já era reconhecida mas faltava definir o perímetro da área tombada e as diretrizes de proteção que passam a incidir sobre o bem cultural, a fim de garantir sua efetiva preservação. Foi isto o que fez o Conep na última reunião, realizada no dia 30.

Com grande importância para o lazer, esporte e turismo, a Serra de São Domingos é o maior patrimônio ecológico da cidade. Segundo o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), valores sociais, estéticos e históricos motivaram o tombamento da serra.

A região representa importância enquanto origem do manancial hídrico e que abastece o complexo hidrotermal de Poços de Caldas. É também um importante marco geográfico, já que a emoldura a cidade, garantindo maior qualidade urbana e ambiental.

Além de abrigar um três dos mais importantes pontos turísticos de Poços, a Fonte de Amores, o teleférico e o Cristo Redentor, a Serra de São Domingos possui uma infinidade de espécimes da fauna e da flora e é local de atividades esportivas como parapente, mountain bike, downhill, trilha e corrida.

Nenhum comentário: