segunda-feira, 5 de junho de 2017

MPE's DO SUL DE MINAS TIVERAM O MELHOR DESEMPENHO DO ESTADO NA GERAÇÃO DE EMPREGOS

Ao todo, micro e pequenas empresas mineiras geram mais de 9 mil vagas com carteira assinada

Minas Gerais registrou, em abril, o maior saldo de empregos gerado pelas Micro e Pequenas Empresas (MPE) desde junho do ano passado. 

Os setores da agricultura, comércio e serviços foram os responsáveis pela reação do mercado de trabalho. 

É o que mostra o levantamento do Sebrae com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Ao todo, as micro e pequenas empresas no estado geraram 86.014 contratações e 76.587 demissões, resultando em um saldo positivo de 9.427 vagas. 

Nesse acumulado do mês, Minas Gerais ficou em segundo lugar com o maior saldo de emprego, atrás apenas de São Paulo que obteve 23.858 vagas.  Situação contrária foi registrada nos estados do Acre, Rio Grande do Norte, Maranhão, Alagoas e Rio Grande do Sul, que fecharam o mês no vermelho.

“Os resultados apresentados pelas MPE são animadores, porém, ainda é cedo para afirmar que estamos recuperados da crise”, alerta o analista da Unidade de Inteligência Empresarial do Sebrae Minas Breno de Oliveira.  

Em abril, todos os setores mineiros conseguiram saldo positivo. A agricultura, impulsionada pela expectativa da supersafra, teve o saldo de 3.037 vagas, se destacando à frente de serviços, setor que teve a abertura de 2.339 novos empregos com carteira assinada e o comércio, com 2.366 novas vagas, recuperando o resultado negativo obtido no mês anterior. A indústria de transformação, que também teve saldo negativo em março reagiu e fechou o mês de abril com 906 vagas.

“O comércio, que iniciou a ano reduzindo 5.295 postos de trabalho, em abril, gerou mais de 2 mil novas contratações. Já a agropecuária teve um desempenho ainda melhor em virtude da safra de café”, explica o analista do Sebrae Minas.

Em relação as regionais, as MPE da região Sul de Minas tiveram o melhor desempenho, com 3.137 vagas, dessas, mais da metade (1.599) foram geradas pelo o setor Agropecuário.  O menor saldo foi registrado na Regional Jequitinhonha e Mucuri, com 215 vagas.

com Simone Guedes, da Agência Sebrae Minas de Notícias

Nenhum comentário: