sexta-feira, 16 de junho de 2017

INGAÍ PROMOVE FESTEJOS EM HONRA A SÃO JOÃO


Ingaí, no Sul de Minas, mostra mais uma vez o porque da festa em honra a São João Batista ser uma de suas maiores demonstrações de fé, alegria e religiosidade. A festa em homenagem ao Santo Padroeiro teve início na última quarta-feira, 14, e já reúne diversos fiéis da região.

A programação reuni atividades religiosas e culturais, incluindo a “queima da fogueira” na noite do dia 23, sexta-feira.

clique na imagem para ampliar

No dia maior haverá celebrações de missas e procissão.

A fogueira
Com quase 40 metros de altura, a fogueira é considerada uma das maiores do interior de Minas Gerais e atrai os olhares de toda a região. Além de simbolizar o início da festa, ela é considerada, também, como patrimônio do município.

Levantar a fogueira não foi fácil. Encaixar cada pedaço de madeira para montar a estrutura que chega a ser maior do que qualquer outro prédio da cidade requer tempo e muita dedicação. 

Mas todo sacrifício é válido, afinal, a confecção faz parte de uma tradicional promessa feita pelo povo da cidade em 1931 quando uma descarga elétrica destruiu a igreja da cidade durante uma tempestade.

Desde que a primeira fogueira foi erguida, já se passaram 86 anos. A tradição foi ganhando cada vez mais força e atualmente reúne gente não só da cidade, mas de toda a região para ver o evento.

Durante a festa, antes de acender a fogueira, ela precisa ser abençoada. Após a bênção, começa o espetáculo. Primeiro, com uma queima de fogos e em seguida o grande momento, em que toda a estrutura é tomada pelo fogo. 

Depois do rito, há aqueles devotos que levam o carvão para casa como forma de pedir proteção ao padroeiro da cidade.

por Lucas Silveira - da assessoria Diocese São João Del Rei
com adaptação

Nenhum comentário: