sexta-feira, 16 de junho de 2017

HOMENAGEM A MINISTRA E A EX-PRESIDENTE REÚNE AUTORIDADES NO TRE


Autoridades do Judiciário e do Executivo estiveram presentes na semana passada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), para acompanhar a outorga da Medalha “Desembargador Vaz de Mello” à ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Assusete Magalhães e a aposição do retrato do desembargador Paulo Cézar Dias (à direita na foto) na Galeria dos ex-presidentes do TRE.

Além do presidente do Tribunal, desembargador Domingos Coelho, que abriu e encerrou o evento, compareceram o ministro do STJ João Otávio de Noronha, corregedor Nacional de Justiça no CNJ; o desembargador Wagner Wilson Ferreira, 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas; o secretário de Estado da Casa Civil, Marco Antônio Teixeira; e a vice-prefeita do Serro – terra natal da homenageada – Guilhermina Brandão Simões.

Ao agradecer a homenagem, a ministra Assusete Magalhães disse sentir-se muito honrada em receber uma comenda que leva o nome do patrono e amigo desembargador José Norberto Vaz de Mello, ex-presidente do TRE. 

Segundo a ministra, o estado democrático de direito “deita suas raízes” na Justiça Eleitoral. 

Comentando a atual crise da política brasileira, Assusete disse que a “pulverização partidária” (são 35 agremiações no país) dificulta o exercício da representatividade. 

“O voto é o instrumento mais poderoso da democracia e cabe a cada eleitor a decisão sobre o país que queremos ter”, afirmou. A ministra lembrou também as suas raízes na cidade do Serro e em Minas, que tiveram grande influência na sua vida e trajetória profissional.

Em seu discurso, o presidente do Tribunal ressaltou a trajetória e as virtudes da homenageada, destacando a longa “carreira construída sobre o viés da cidadania, da proteção e defesa dos direitos humanos e, em especial, das mulheres”. 

O juiz Ricardo Matos Oliveira falou em nome da Corte Eleitoral mineira, destacando a justa homenagem à ministra Assusete Magalhães e ao desembargador Paulo Cézar, que presidiu o TRE de junho de 2015 a junho de 2016.

Compareceram também ao evento vários magistrados, advogados, servidores do TRE da ativa e aposentados, familiares e amigos dos homenageados.

com assessoria

Nenhum comentário: