terça-feira, 13 de junho de 2017

FERNANDO PIMENTEL VISITA A 27ª EXPOCACHAÇA

Cadeia produtiva da cachaça é responsável por 86 mil empregos diretos e indiretos no estado

O governador Fernando Pimentel (PT) visitou, no último sábado, 10, a Expocachaça, maior feira do produto no mundo e que chega à 27ª edição neste ano. Pimentel visitou estandes montados no Expominas, em Belo Horizonte, onde está sendo realizado o evento, e conversou com os produtores.

“Quando eu era ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, lutamos para que o nome cachaça fosse reconhecido internacionalmente, a exemplo do que aconteceu com o uísque escocês. Hoje, somente os produtores brasileiros podem vender a bebida com o nome cachaça”, recordou. O processo de reconhecimento do nome “cachaça” valorizou ainda mais todo o setor. 

Minas Gerais é destaque nacional na produção de cachaça artesanal com cerca de 8 mil pequenos alambiques que, juntos, produzem 230 milhões de litros da bebida por ano. A cadeia produtiva da cachaça responde por 86 mil empregos.


Cada vez mais, a cachaça tem ganhado espaço no mercado internacional. As exportações mineiras cresceram 11% em 2016, na comparação com 2015, passando de U$S 1,7 milhão (450 mil litros) para U$S 1,9 milhão (468 mil litros) neste período.

Para o presidente da Expocachaça, José Lúcio Ferreira, ao longo das últimas décadas o setor vem apresentado um grande crescimento. “Os alambiques estão cada vez mais tecnológicos e modernos, atingindo o mesmo nível de outros destilados ao redor do mundo. A qualidade do produto está cada vez melhor, assim como o controle dos processos, o que tem levado as nossas cachaças a disputar e ganhar prêmios importantes mundo afora”, explicou.  

Também participaram da visita à Expocachaça os secretários de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão (PMDB); de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, e de Turismo, Ricardo Faria, o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Glênio Martins, e o deputado estadual Agostinho Patrus (PV).

Nenhum comentário: