segunda-feira, 26 de junho de 2017

EXPOSIÇÃO NO RIO DE JANEIRO EXIBE PEÇAS USADAS EM FESTAS POPULARES MINEIRAS

Objetos vão compor a mostra “Festa Brasileira: Fantasia feita à mão”, que será aberta ao público no dia 21, no Rio de Janeiro
Mais de 800 peças integram a exposição

A diversidade e a riqueza das festas populares são foco da exposição “Festa Brasileira: Fantasia feita à mão”, que será aberta ao público nesta quarta-feira, 21, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro. 

A mostra, que ficará em cartaz até 28 de outubro, é composta por coleções de máscaras, adereços, estandartes, roupas típicas, peças e instrumentos musicais confeccionados por artesãos e usados em diversas manifestações culturais de norte a sul do País. O público também encontrará espaços interativos e videoinstalações. A entrada é franca.

Ao todo, mais de 800 peças integram a exposição, entre elas algumas usadas na Congada e Dança dos Mascarados de Minas Gerais. A mostra também terá referências à Festa do Divino Espírito Santo, que também ocorre em cidades mineiras.

A exposição ocupará todo o primeiro andar do CRAB, instalado estrategicamente em um conjunto de três prédios do século 18, em plena Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro. 

A região integra o roteiro artístico e turístico da cidade. Ao todo, nove ambientes distintos serão ocupados com as peças selecionadas pela curadoria do antropólogo e museólogo, Raul Lody, e do jornalista e ex-secretário de Cultura e Esportes do Estado do Rio de Janeiro, Leonel Kaz. A concepção visual é assinada pelo designer Jair de Souza.

Para o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, o Centro é uma vitrine para o mundo. “O Rio de Janeiro é o principal cartão postal do país e o Crab precisa ser incluído neste roteiro turístico. A arte que é feita em cada canto do Brasil, agora, tem um ponto de exposição, que reúne fluxo de turistas e consumidores”, afirma.

Além das peças usadas em festas em Minas Gerais, diversas manifestações culturais de vários estados estarão representadas na exposição. Alguns exemplos são as Cavalhadas (GO); Dança do Pau-de-Fita ou Trança (SC); Bumba Meu Boi (MA e SC); festa indígena do Parque Nacional do Xingu (MT); Maracatu Rural (PE); Festa do Bonfim (BA); Reisada (AL); Folia de Reis (RJ); e variações regionais de peças utilizadas durante o Carnaval.  

Heloisa Menezes, diretora técnica do Sebrae, observa que a exposição coloca em foco “as diferentes formas de expressão que unem o homem à sua imaginação e, por meio de suas festas, as transformam no mais genuíno artesanato, criando objetos de grande força dramática, autênticos representantes da cultura e da criatividade brasileira”.

Sobre o CRAB
O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro, é uma plataforma para o reposicionamento e a qualificação do artesanato no País. Com um ano de atividades, o centro tem por objetivo transformar o artesanato em um objeto de desejo e consumo e, consequentemente, aumentar o seu valor de mercado.

O artesanato integra a cadeia produtiva da Economia Criativa. De acordo a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), 2013 a 2015, a participação da Economia Criativa no PIB, subiu de 2,56% para 2,64%, mesmo com o cenário de crise econômica no Brasil. Em 2015, essa cadeia de produção gerou R$ 155,6 bilhões para economia do País.

Serviço
EXPOSIÇÃO “Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão” - CRAB
Visitação pública: 21 de junho a 28 de outubro de 2017
Local: Praça Tiradentes, 69, Rio de Janeiro
Dias e horários: Terça a sábado, das 10h às 17h
Telefone: (21) 3380.1855

da Agência Sebrae Nacional de Notícias

Nenhum comentário: