sexta-feira, 2 de junho de 2017

ESTUDANTE DE TRÊS CORAÇÕES É SELECIONADA PARA PARTICIPAR DE FÓRUM SOBRE SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Jovem de 15 anos, estudante do ensino público, foi escolhida para representar o município em fórum que reunirá jovens de 5 estados no interior paulista

Alunos do 8º e 9º do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Cândida Junqueira - CAIC realizaram estudos em grupo sobre o trânsito em Três Corações, no Sul de Minas, durante o mês de maio.

A atividade fez parte do processo seletivo para participação do 2º Fórum Arteris da Juventude pela Segurança no Trânsito, evento que reunirá estudantes da rede pública com idades entre 12 e 17 anos, nos próximos dias 11 a 14 de junho, no município do Leme, no interior de São Paulo, para debater soluções para tornar o trânsito mais seguro e acessível. 

A diretoria da escola CAIC desenvolveu a dinâmica em três etapas e foi conduzido por uma equipe composta por professores e supervisor pedagógico.

Os alunos foram desafiados a pesquisar, trabalhar em grupos e opinar sobre quais as dificuldades encontradas no trânsito de Três Corações e como solucioná-las.

Dentre os 30 concorrentes, Ranielle de César Leriano, 15 anos, foi selecionada para participar do evento e levar sugestões que possam contribuir para humanizar o trânsito.

A estudante ressaltou a necessidade de melhorar a sinalização nos bairros próximos à escola, principalmente ampliar as faixas de pedestres. “Precisamos envolver as entidades competentes para dar andamento ao nosso trabalho”, afirma.

Após as atividades os participantes elaboraram um cronograma de ações voltadas ao trânsito que foi incorporado ao calendário escolar. Entre as propostas estão blitz de conscientização nos locais mais vulneráveis da cidade, confecção de folder e apresentação de peças teatrais envolvendo o tema.

A escola também criou a CIPAC (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no CAIC) que conta com a participação de professores, alunos, pais e coordenadores da escola. 

“Hoje percebemos que falta conscientizar as pessoas sobre as responsabilidade, direitos e deveres de cada um no trânsito e a escola pode contribuir para mudar essa realidade”, afirma Tamiris Silva, professora de geografia.

Sobre o Fórum da Juventude
Estudantes da rede pública de ensino dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, com idade entre 12 e 17 anos, participarão 2º Fórum Arteris da Juventude pela Segurança no Trânsito, nos próximos dias 11 a 14 de junho, no município do Leme.

A iniciativa é desenvolvida pela Arteris, uma das maiores companhias de concessões rodoviárias do país.

O Fórum da Juventude tem por objetivo apoiar o desenvolvimento pessoal dos jovens para que eles se tornem multiplicadores da causa segurança no trânsito, por meio de momentos formativos, trocas de experiências e educação entre pares e diálogo com autoridades do setor, quando poderão inclusive apresentar suas recomendações e soluções para problemáticas relacionadas à segurança no trânsito, como a redução de acidente e a adoção e uma postura mais cidadã e humana no trânsito.

Transmissão em tempo real. No terceiro dia de encontro, 13, os estudantes farão uma apresentação para autoridades, na qual deverão mostrar soluções para problemáticas apresentada a eles.

O evento será transmitido ao vivo por meio do link Fórum Arteris da Juventude e nas redes sociais da Arteris, a partir das 14h. As escolas e APAEs representadas pelos alunos acompanharão a apresentação em tempo real, como atividade complementar.

Histórico. O 1º Fórum reuniu em 2016, 50 jovens estudantes de escolas do interior paulista como parte das comemorações aos 15 anos do Projeto Escola, programa da Arteris, com foco na humanização do trânsito por meio da cidadania, ética e convívio social.

Serviço
2º Fórum Arteris da Juventude pela Segurança no Trânsito
Quando: 11 a 14 de junho de 2017 
Onde: Repúbllica Lago, em Leme (SP),
Transmissão ao vivo no dia 13, às 14h, por meio do link: http://grupozoe.com.br/forumdajuventude/

com Luiza Brunhara - da assessoria

Nenhum comentário: