quarta-feira, 21 de junho de 2017

COMISSÕES DA CÂMARA DEBATEM DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA SÍNDROME DE IRLEN

Imagem extraída do site da Fundação H.Olhos mostra como um portador de Síndrome de Irlen percebe um texto durante leitura prolongada

As comissões de Seguridade Social e Família e de Educação da Câmara dos Deputados promoveram, no último dia 13, uma audiência pública conjunta para discutir diagnóstico e tratamento da síndrome de Irlen. O debate foi solicitado pelos deputados Geovania de Sá (PSDB-SC) e Pedro Cunha Lima (PSDB-PB).

A síndrome de Irlen, também conhecida como síndrome da sensibilidade escotópica, é caracterizada como um transtorno visual relacionado com alterações na percepção luminosa pelo cérebro. Tais alterações poderiam gerar enxaqueca, desconfortos visuais e dificuldades de aprendizado.

Geovania de Sá destaca que o diagnóstico não é simples, vai além do exame oftalmológico tradicional, e que o tratamento proposto seria a utilização de lentes especiais coloridas, que só são fabricadas em poucos serviços de saúde privados.

“Pesquisadores têm levantado a hipótese de que esta síndrome seja responsável por um número significativo de casos de problemas escolares, o que traz consequências terríveis para o futuro da criança acometida”, aponta a deputada.

Ela ressalta ainda que existem polêmicas significativas sobre a síndrome de Irlen. “Um ponto questionado seria se esta síndrome é uma doença específica ou uma reclassificação de sintomas já explicados por outras doenças, como dislexia e transtornos do espectro autista, por exemplo.”

Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares a médica oftalmologista Márcia Fernanda da Costa Reis Guimarães; o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital Tavares Corrêa Lima; e representantes dos ministérios da Saúde e da Educação.

com Agência Câmara de Notícias

Um comentário:

Sopa de Números na Educação Inclusiva disse...

SHOW DE BOLA A REPORTAGEM, Sebastiao!!! :-) Merece ser amplamente divulgada e compartilhada!! :-D
Forte abraco, e parabens pelo seu trabalho!!!