quinta-feira, 15 de junho de 2017

ALUNOS TRANSPORTADOS PELA PREFEITURA DE GUAXUPÉ SERÃO MONITORADOS VIA SATÉLITE


Nos dias 24 de maio e 12 de junho, a prefeitura de Guaxupé, no Sul de Minas, apresentou aos moradores da zona rural a nova tecnologia que será adotada no transporte municipal. 

Nos próximos dias, visando a segurança dos alunos e tranquilidade dos pais e responsáveis, cada estudante transportado receberá um chaveiro com um chip. 

A utilização deste chaveiro garantirá informações importantíssimas como a localização e horário do embarque e do desembarque, o trajeto e a velocidade do veículo. 

Aproximadamente 700 alunos das escolas municipais e estaduais são transportados diariamente pela prefeitura, num total de 1000 Km/dia. O município é pioneiro na região a utilizar esta tecnologia de monitoramento.

A apresentação aos pais e responsáveis foi feita pela equipe da Secretaria Municipal de Educação e pela empresa que está implantando a tecnologia em Guaxupé. 

Após um cadastro realizado por esta empresa, cada aluno receberá, gratuitamente, o chaveiro, que conterá as informações, como nome do aluno, local de embarque e desembarque, nome e contato do responsável.
   
Este monitoramento também trará economia aos cofres públicos, pois a prefeitura terceiriza o transporte escolar e paga por quilômetro rodado, seja por um ônibus ou por veículo tipo van. Foi realizado um estudo minucioso dos trajetos das linhas e estabelecido uma rota na qual o motorista percorrerá, evitando rodagens desnecessárias. Desta forma, os veículos serão rastreados via satélite.

Outra inovação da prefeitura foi a solicitação de um monitor dentro de cada veículo terceirizado que transporta os alunos.

“Depois que fizemos a terceirização do transporte, solicitamos um monitor para acompanhar os alunos transportados. Isso proporciona uma melhor acomodação das crianças, inclusive com orientações do uso do cinto de segurança, nos cuidados necessários no embarque e desembarque , além de trazer melhores condições de trabalho ao motorista”, destaca a secretária municipal de Educação, Sandra Costa.

Nenhum comentário: