terça-feira, 9 de maio de 2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS REALIZA COLAÇÃO DE GRAU PARA MAIS DE 400 FORMANDOS


Na última sexta-feira, 5, familiares e amigos prestigiaram a sessão solene de Colação de Grau de 23 cursos ofertados pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Mais de 400 formandos encerraram oficialmente a trajetória na graduação. 

A cerimônia foi presidida pelo reitor, professor José Roberto Scolforo, acompanhado da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, além do professor Mário Neto Borges, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), escolhido como paraninfo das turmas.

Durante a solenidade, na mesa de honra, também estiveram presentes membros do Conselho Universitário, pró-reitores, chefes de departamentos, diretores, coordenadores de cursos, patronos, patronesses, professores e servidores homenageados, além de parceiros e autoridades de Lavras.


Receberam o diploma os estudantes dos cursos de Administração, Administração Pública, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Biológicas (Licenciatura), Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Filosofia, Física, Letras, Matemática, Química (Bacharelado), Química (Licenciatura), Sistema de Informação, Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Nutrição, e Zootecnia.

Pronunciamento
No pronunciamento para os formandos, o professor Scolforo [foto] destacou a importância da formação profissional e pessoal dos estudantes para que possam fazer diferença na sociedade. 


“Nós podemos ser o contraponto a essa crise ética. Fazer uma avaliação e ver o que estamos fazendo no nosso dia a dia. A partir de segunda-feira a história é outra. A realidade vai tomar conta de vocês. O medo e a insegurança, muitos vão ter com intensidade, mas é preciso vencer esses sentimentos. A confiança em nós próprios é o caminho que nos leva à felicidade, lapidando-os para serem cidadãos de valor, com ética e amor ao próximo. Temos que ser exemplos de cidadania para esse país. Sintam e assumam o compromisso com o juramento que fizeram”.

Para a graduanda em Medicina Veterinária, Rhadanna Tonetti Botelho, concluir o curso na UFLA é uma experiência única. 

“É uma emoção inexplicável. A expectativa é seguir com honestidade, integridade e cuidar dos animais com muito amor e dedicação. Amo a UFLA e já estou com saudades”, comentou emocionada.

Paraninfo
O professor Mário Neto Borges é graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), mestre em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutor em inteligência artificial aplicada à educação pela Universidade de Huddersfield da Inglaterra e professor titular da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). 

Ele já ocupou os cargos de diretor científico e de presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), além de ter comandado o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Hoje, é presidente do CNPq. 

O paraninfo das turmas, compartilhou da mesma ideologia do reitor, durante a sua declaração. 

“Em 2008 tive a oportunidade de ser homenageado pela UFLA, como professor Honoris Causa, então me sinto parte dessa família. É sempre renovador presenciar esses momentos, pois o país está na mão de vocês, então, lutem como disseram no juramento, sempre com honestidade e ética profissional. Vocês são brasileiros privilegiados que tiveram a oportunidade de estudar em uma Universidade de excelência e pública. Por isso devem dar o retorno à sociedade. Todos temos que fazer nossa parte para termos um país melhor”.

Mérito Acadêmico
Concedido aos estudantes concluintes dos cursos de graduação da UFLA que alcançaram a maior pontuação na análise de currículo, conforme consta na Resolução CEPE 311/2016. A distinção visa premiar os formandos que obtiveram melhor desempenho em sua vida acadêmica.

Lucas Rocha Vieira recebeu o Mérito Acadêmico no curso de Administração. Para ele, o reconhecimento da Universidade se deu em razão das atividades que realizou durante o curso, como monitoria, Programas de Educação Tutorial em Administração (PET/Administração), grupo de pesquisa, coral e orquestra. “Não sabia da homenagem e me senti muito honrado”.

Em Letras, a homenageada foi Francieli Aparecida Dias, que também ficou surpresa por ter sido lembrada pela Instituição, o que a motivou ainda mais para começar o mestrado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Francieli crê que o amor pelo curso e a dedicação foram fundamentais para ter alcançado essa conquista. 

Seguem os demais homenageados:
Administração Pública: Samantha Thais Baião Moreira; Ciência da Computação: Lucas Pedroso Carvalho; Ciências Biológicas – Bacharelado: Roberta Mariah Teodósio Silva; Ciências Biológicas – Licenciatura: Lucas Silveira Lopes; Educação Física – Bacharelado: Mariane Faria Braga Bacelar; Educação Física – Licenciatura: Ana Carolina da Silva; Química – Licenciatura: Joyce Karoline Daré; Agronomia: Danielle Rezende Vilela; Engenharia Ambiental e Sanitária: Ana Augusta Damasceno de Carvalho Faria; Engenharia de Alimentos: Jayanne Alves Azevedo Rozeira; Engenharia de Controle e Automação: Eric Ferreira Schmiele; Engenharia Florestal: Gustavo Augusto da Mata Silveira.  

com Camila Caetano - da assessoria UFLA

Nenhum comentário: