segunda-feira, 22 de maio de 2017

UFSJ PROMOVE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E ARTE EM COMUNIDADE QUILOMBOLA DE NAZARENO


O Programa de Educação Financeira para a Inclusão Socioeconômica Sustentável (Pefiss) e o Núcleo de Arte e Sustentabilidade (Nast) da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) iniciaram, em abril, mais um ciclo de atividades na comunidade quilombola de Palmital. A comunidade fica situada em Nazareno, a cerca de 50 quilômetros de São João del-Rei.

Em conversa sobre o orçamento familiar com as pessoas da comunidade, a equipe da Pefiss notou que elas não têm renda fixa mensal. Dependem da colheita de café, a qual ocorre de novembro a abril. 

O bolsista Breno Carvalho e o voluntário Thales Viana orientaram sobre a importância de se administrar o dinheiro ganho, criar um fundo de reserva, registrar a quantidade que se gasta e o quanto estão devendo.

Breno acentua que a comunidade aparentemente recebeu bem a visita, tiverem interesse nas conversas. 

“Temos que voltar mais vezes para ter certeza de que eles entenderam o que foi discutido, os nossos objetivos”, afirma. A equipe pretende visitá-los quinzenalmente. O bolsista saliente ainda que, na próxima visita, deve levar um formulário de inscrição para pegar o nome das pessoas que estão interessadas. “Mudaremos nossa abordagem, traremos outro tema, que irá ser definido ainda em reunião”.

Já a equipe do Nast conversou, especialmente, com as pessoas idosas acerca dos limites da terra do Palmital. Alguns dos entrevistados forneceram informações e mostraram-se dispostos a ajudar no processo de reconhecimento das fronteiras do terreno.

O processo atual que o Nast desenvolve teve início em março de 2016, com a retomada do projeto e a entrada dos novos bolsistas. Atualmente, três bolsistas se unem ao coordenador para realizar as visitas e desenvolver as atividades. 

Durante alguns meses do mesmo ano, foram realizadas visitas regulares à comunidade para conhecer os moradores e realizar uma análise institucional da população, para que, então, fosse possível desenvolver oficinas, voltadas para o público infantil, o que aconteceu no segundo semestre. A ideia é que, nas próximas visitas, sejam oferecidas novamente oficinas para crianças.

Um dos bolsistas, Diego Machado, atua no Palmital oferecendo oficinas para as crianças da comunidade. 

O objetivo é possibilitar vivências artísticas que desenvolvam o conhecimento das artes e fortaleçam o debate sobre a sustentabilidade das ações individuais e públicas e seus impactos para a criação de uma cultura de sustentabilidade. 

O projeto tem possibilitado a Diego, segundo ele próprio, “aplicar na prática diversos estudos realizados dentro do Ecolab e principalmente trabalhar com a realidade dessas pessoas”.

A respeito da atuação na comunidade, o bolsista acredita que os projetos desenvolvidos no quilombo “ainda não melhoraram efetivamente a vida dos moradores, mas estão mostrando possibilidades para que a comunidade possa ser mais autônoma e que, a partir daí, possam alcançar uma melhora significativa”.

Graci Camillo é estudante do terceiro período do curso de Teatro e bolsista no Nast. Para ela, atuar no programa é gratificante, por trabalhar corpo, textos, debates, participar de reuniões estruturais e poder vivenciar experiências como a visita à comunidade. 

“Visitei pela primeira vez em um quilombo. Cheguei com uma ideia completamente diferente. Quero trabalhar aqui, principalmente com as crianças, que é um foco do programa.”

Pefiss
O projeto surgiu no ano de 2011 e possui duas vertentes de atuação. A primeira visa estimular nos jovens a educação financeira. 

Para isso, o programa visita semanalmente estudantes que estejam cursando o segundo ano do Ensino Médio, a fim de ensinar sobre o orçamento familiar, modo de administração e pagamento de contas. 

Realizam também, terças ou quartas-feiras no período da tarde, curso administrado nos campi Dom Bosco e Santo Antônio para esses estudantes. Os temas variam entre política, política econômica e educação financeira.

A segunda vertente de atuação do programa visa à inclusão social em comunidades quilombolas. O objetivo é, por meio de uma interação entre a comunidade, melhorar as condições de vida e a preservação da história e cultura local. 

Para isso, o programa visita a comunidade quinzenalmente, no período da tarde das quintas-feiras. No local, os membros da equipe conversam com os moradores da comunidade sobre as condições de vida, o modo como cada morador administra o seu dinheiro, formas de ganho e trabalho.

Nast
O Núcleo de Arte e Sustentabilidade atua desde 2012 em diversas comunidades, possibilitando vivências artísticas que buscam ampliar o conhecimento das artes e o debate sobre a sustentabilidade das ações individuais e públicas e seus impactos para a criação de uma cultura de sustentabilidade. 

A equipe é formada pelo coordenador Adilson Roberto Siqueira e os bolsistas Diego Machado, Geraldo Saldanha e Graciana Camillo.

Atualmente, o Nast atua em Palmital por meio de visitas realizadas duas vezes por mês. O programa iniciou oficinas de jogos para desenvolver pequenos espetáculos e performances com as pessoas da comunidade.

com assessoria

Nenhum comentário: