sexta-feira, 26 de maio de 2017

UFLA: HOMENAGEM A ANTONIO CANDIDO É UM DOS DESTAQUES DA JORNADA EM DEFESA DA REFORMA AGRÁRIA

Além da defesa da Reforma Agrária e da alimentação saudável, livre de agrotóxicos e transgênicos, a JURA denuncia os sucessivos ataques aos direitos dos camponeses do Brasil
Nascido no Rio de Janeiro, em 24 de julho de 1918, o intelectual era professor emérito da Faculdade de Filosofia e Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

Em 2017, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) pretende realizar a maior Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) dos últimos quatro anos. 

Criada durante o 2º Encontro Nacional dos Professores Universitários, realizado em 2013, a JURA ocorre entre os meses de abril e maio em diversas universidades federais, estaduais, particulares e institutos de ensino por todo o país.

De acordo com o movimento, o período foi definido para dialogar com o dia 17 de abril, no qual o MST denuncia a impunidade do massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido nessa mesma data, em 1996, resultando na morte de 19 trabalhadores Sem Terra. 

Além da defesa da Reforma Agrária Popular e da alimentação saudável, livre de agrotóxicos e transgênicos, a JURA denuncia os sucessivos ataques em relação aos direitos do camponeses do Brasil, tais como a redução de créditos para a agricultura familiar, a tentativa de privatização do assentamentos e o projeto de Reforma da Previdência, que acaba com a aposentadoria rural.

Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária terá início no próximo dia 29. A abertura da jornada ocorrerá às 14h, no Anfiteatro do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA), com explanações do professor do Departamento de Educação da Universidade (DED), Celso Vallin e da estudante de engenharia florestal da instituição, Nathália Ferrioli. 

Em seguida, às 15h, no mesmo local, será realizado o painel "Terra, Agroecologia e Lutas", com apresentações da professora do Departamento de Administração e Economia (DAE) da UFLA, Flávia Naves e do doutorando em Saúde Coletiva e Saúde Ambiental pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Pedro Henrique Barbosa Abreu.

Neste painel será abordada e colocada em discussão a agroecologia como caminho eficaz para a resolução dos problemas de saúde pública desencadeados pelo uso de agrotóxicos e pelo paradigma, considerado por muitos movimentos, como falacioso de proteção dos danos causados por esses produtos, o chamado "Uso Seguro".

Além disso, será apresentada uma visão geral de como a agroecologia. Na Universidade Federal de Lavras a JURA será realizada do dia 29 de maio ao dia 1ª de junho.

Homenagem
Um dos destaques da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária na UFLA será a homenagem ao sociólogo, literato e professor universitário Antonio Candido. 

A homenagem será realizada no dia 31, às 09h30, no Anfiteatro do Departamento de Ciências Humanas (DCH) da UFLA. O evento, sob o tema "Antonio Candido - militância, vida e obra", será conduzido pelos professores daquele departamento, Conrado Pires de Castro, Marcelo Sevaybricker Moreira e Rodrigo Garcia Barbosa. 

Autor de 'Formação da Literatura Brasileira', Antonio Candido deu aulas na Universidade de São Paulo (USP) e ganhou prêmios de prestígio como o Jabuti e Camões. Crítico literário, ele morreu morreu, aos 98 anos, em São Paulo na madrugada do último dia 12.

"Espero que a morte dele seja um momento para a sociedade brasileira pensar sobre ética, ele era um homem muito coerente com seus ideais. Eu acho que seria bonito se o Brasil pudesse colocar a mão na cabeça e lembrar da geração dele, da geração que ele representa, uma geração que prezava os valores da democracia, os ideias e se comportava conforme valores mais amplos do que interesses pessoais e privados", afirmou ao portal G1, Marina de Mello e Souza, filha de Antonio Candido.

Outros destaques
Durante os 4 dias de Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária na Universidade Federal de Lavras, haverá uma vasta programação, com debates, palestras e o encerramento, no dia 1º de junho, com muita música e atividades culturais a partir das 20h30 no Yebá, sede do Núcleo de Estudos em Agroecologia Yebá Ervas & Matos, ligado à UFLA, culminando com uma Festa Junina no local, a partir das 22h.

clique na imagem para ampliar e conferir a programação completa da JURA 2017 na UFLA

Nenhum comentário: