quinta-feira, 18 de maio de 2017

TRÊS CORAÇÕES: PROGRAMA CÍLIOS D'ÁGUA VISA RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR DO RIO VERDE

Trecho do Rio Verde perfazendo a mancha urbana de Três Corações

Às vésperas da Semana Nacional do Meio Ambiente e do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Três Corações, no Sul de Minas, será o espaço utilizado, na próxima segunda-feira, 22, para apresentação de um arrojado projeto ecológico.

De iniciativa do Ministério Público Estadual, por meio da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Três Corações, o programa “Cílios D’Água” tem como meta a recuperação integral da mata ciliar do Rio Verde no município.

Na Tribuna Popular, o servidor do MP, Marcelo Simoni, falará ao público e a potenciais parceiros do programa sobre as características técnicas e metodológicas da proposta. 

A Câmara Municipal, além de ceder o uso da Tribuna, está produzindo a convocatória a estes possíveis parceiros. Empresas, entidades, universidades e a sociedade civil organizada estão sendo convidados a conhecer e participar do programa.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 500 mil pessoas vivem em relação com a Bacia do Rio Verde. Mais de 70% delas nas sub-bacias do baixo e médio Rio Verde, onde se localizam os municípios de Conceição do Rio Verde, Soledade de Minas, São Lourenço, Três Corações e Varginha. 

A ocupação territorial desordenada provocou desmatamentos em áreas de altos de morro e de matas ciliares, o que estimulou o assoreamento de rios e, consequentemente, a ocorrência de enchentes.

Nenhum comentário: