terça-feira, 9 de maio de 2017

SUBESTAÇÃO DE ITUTINGA GANHA MAIS CONFIABILIDADE APÓS QUATRO MESES DE OBRAS

Seccionador de 345 kV substituído no vão da LT Itutinga-Furnas 2

A Diretoria de Engenharia, Meio Ambiente, Projeto e Implantação de Empreendimentos de Furnas Centrais Elétricas concluiu as obras de modernização da Subestação de Itutinga, no Sul de Minas. A unidade está localizada na região Sudeste do estado de Minas Gerais.

Durante a realização do empreendimento denominado Reforço 1 OP, foram substituídos 22 secionadores e 12 para-raios de 345 kV. A montagem foi executada sobre os próprios suportes com auxílio de adaptações metálicas. A ação possibilitou a redução do tempo de desligamentos dos vãos.

A subestação opera no nível de tensão de 345 kV, em corrente alternada, interligando as subestações de Furnas, em Minas, e Adrianópolis, no Rio de Janeiro, por meio de duas linhas de transmissão. 

Essas linhas auxiliam no escoamento da energia gerada pela Usina de Furnas, no Sul de Minas à região metropolitana do Rio de Janeiro, suprindo as demandas do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Chave seccionadora 345 kV seletora de barra substituída

Os serviços executados rigorosamente dentro do prazo começaram em janeiro deste ano e foram concluídos no mês de abril. A ação contou com a participação das equipes das superintendências de Implantação de Empreendimentos, Estudos e Projetos e Escritório de Projetos; e da Gerência de Produção Minas.    

A modernização faz parte do Plano Geral de Empreendimentos de Transmissão em Instalações em Operação (PGET) e demandou investimentos de cerca de R$ 4 milhões.

com Magda Nunes Rocha - da assessoria

Nenhum comentário: