quarta-feira, 24 de maio de 2017

SJDR TEM CERCA DE 4 MIL CÃES ABANDONADOS


Cerca de 3 mil a 4 mil cães estão abandonados nas ruas de São João Del-Rei, nas Vertentes. A estimativa é do coordenador de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, Valdisnei Lopes. No total, existem 13 mil cães na cidade.

Ele disse que a prefeitura tem canil alugado para cães considerados agressivos, como pitbull e rottweiler. E alerta: quem abandona os animais pode ser punido com multa ou detenção de 6 meses a 1 ano. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (32) 3373-0295.

Vacinação
Em junho, em data ainda a ser marcada, a Coordenadoria de Zoonoses vai realizar a vacinação antirrábica em todo o município. Em breve, será anunciada a programação dos bairros a serem beneficiados.

Quanto a animais peçonhentos, como escorpiões e aranhas, o coordenador pede aos proprietários para murar e limpar seus lotes para reduzir ao máximo a incidência. “Se uma pessoa for picada tem de correr e tomar soro na UPA”.

Essa coordenadoria municipal cuida também da incidência de morcegos. Valdisnei faz um apelo à população para tomar cuidado ao encontrar morcego na rua e acionar imediatamente o setor, já que provoca a raiva.

 Quanta a macacos, ele tranquiliza: “Não são transmissores de doenças. Recolhemos o macaco morto, caso aconteça, que é encaminhado ao Centro de Controle de Zoonoses, em Belo Horizonte”.

A Coordenadoria de Zoonoses não faz atendimento veterinário em suas instalações: “A gente monitora os animais que possam estar com alguma doença transmissível ao ser humano”, finalizou.

com assessoria

Nenhum comentário: