terça-feira, 23 de maio de 2017

SEGUNDA EDIÇÃO DA OLIMPÍADA LAVRENSE DE MATEMÁTICA JÁ ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS


A segunda edição da Olimpíada Lavrense de Matemática (OLM) será realizada neste ano. As inscrições, pelas escolas, poderão ser feitas de 22 de maio a 30 de julho, gratuitamente pelo site: www.dex.ufla.br/olm

Como no ano passado, duas etapas constituem a Olimpíada: uma prova de múltipla escolha, aplicada no dia 22 de agosto nas escolas; e uma prova discursiva, em 21 de outubro, na UFLA.

O evento é voltado para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e para estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares de Lavras. 

Na competição, eles serão divididos em três níveis, sendo o primeiro voltado para alunos do 6º ou do 7º ano do Ensino Fundamental; o segundo, para alunos do 8º ou 9º ano; e o terceiro, para estudantes do Ensino Médio. Os discentes que tiverem desempenho destacado na OLM receberão medalhas como prêmio.

A Olimpíada Lavrense de Matemática tem como objetivos estimular e promover o estudo entre estudantes da rede básica, enquanto contribui para a melhoria da qualidade do Ensino Fundamental e Médio. Identificar jovens talentos na Matemática e aproximar a UFLA das escolas da cidade também estão entre as finalidades da iniciativa.

A OLM também pretende contribuir para o aperfeiçoamento dos professores da rede básica de ensino, promovendo uma série de oficinas. Nesses encontros, serão abordados conteúdos relacionados à Matemática com enfoque nas questões das Olimpíadas. 

Raciocínio lógico, geometria e aritmética são os temas das oficinas, que priorizarão jogos e desafios para desenvolver o raciocínio lógico-matemático. Estão previstas 5 oficinas, de maio a setembro. As inscrições para as oficinas podem ser feitas no SIG.

Em 2016, cerca de 3 mil estudantes participaram da Olimpíada, realizada pelo Setor de Matemática do Departamento de Ciências Exatas (DEX), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e Fundação Lemann.

Maiores informações

com Mateus Lima - da assessoria

Nenhum comentário: