sexta-feira, 12 de maio de 2017

PROFESSOR DA UFLA E REITORA DA UFV SÃO OS NOVOS MEMBROS NO CONSELHO CURADOR DA FAPEMIG


Nesta terça-feira, 9, durante a terceira reunião ordinária do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), foi realizada a posse de dois novos membros: Nilda de Fátima Ferreira Soares, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Luiz Roberto Guimarães Guilherme, da Universidade Federal de Lavras (UFLA). 

Na oportunidade também foi homenageado o ex-conselheiro Sérgio Costa Oliveira, pela dedicação prestada durante o seu mandato.

“A filosofia é você contribuir para a definição de políticas voltadas para Ciência e Tecnologia no Estado, visando o bem estar da população. Podemos levar o nosso conhecimento, a contribuição do que a Universidade realiza, para aperfeiçoar cada vez mais. É muito importante que a Universidade possa participar da missão principal da Fapemig, que é induzir e fomentar a pesquisa e a inovação científica e tecnológica para o desenvolvimento de Minas Gerais”, ressalta o professor Luiz Roberto.

Luiz Roberto Guimarães Guilherme é Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), fez mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela ESAL e possui Ph.D. em Ciência do Solo, pela Universidade Estadual de Michigan e em Toxicologia Ambiental, pelo Instituto de Toxicologia Ambiental na Michigan State University's Center for Integrative Toxicology nos EUA. Pós-Doutorado na Universidade da Califórnia/Riverside (EUA).

Já Nilda de Fátima Ferreira Soares é graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa-UFV (1984) e fez doutorado em Ciência de Alimentos na Cornell University (EUA). Atua como orientadora na pós-graduação, tendo contribuído com a formação de mestres e doutores. Possui centenas de trabalhos publicados em periódicos da área em nível nacional e internacional. Atualmente é reitora da UFV.

O Conselho Curador é o órgão colegiado de deliberação superior e de formulação de diretrizes da FAPEMIG. O mandato dos membros do Conselho é de quatro anos. 

Definir a política geral da Fundação, deliberar sobre o plano de ação e o orçamento anual da FAPEMIG, assim como sobre suas eventuais modificações, e orientar a política patrimonial e financeira da Fundação são algumas das atribuições do Conselho.

Nenhum comentário: