quinta-feira, 4 de maio de 2017

MP DE CONTAS ALERTA PREFEITOS DE MINAS SOBRE AS METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO


Na sessão da Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), realizada nesta terça-feira, 2, a procuradora do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPC), Cristina Andrade Melo [foto], anunciou uma parceria do MPC com a Coordenadoria Estadual de Defesa da Educação ( Proeduc), do Ministério Público do Estado(MPE).

A parceria tem como objetivo alertar os 853 prefeitos de Minas Gerais sobre a responsabilidade de ajustar o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual do município aos objetivos traçados nos planos Nacional e Municipais de Educação - PNE e PME. 

O TCEMG executa, no biênio 2017 – 2018, o Projeto Na Ponta do Lápis, que prioriza o controle das políticas públicas de ensino, com ênfase no acompanhamento da aplicação dos planos decenais de educação pelos Estado e municípios mineiros.

O oficio que será encaminhado às prefeituras reafirma a responsabilidade do prefeito pela previsão de recursos necessários à garantia da continuidade dos serviços de educação, conforme determina a Constituição Federal e as metas 1, 9 e 18 do PNE: Meta 1, universalização da educação infantil pré-escolar; Meta 9, elevação da alfabetização da população acima de 15 anos para 93,5%, e, Meta 18, existência de plano de carreira para profissionais da educação básica, que devem corresponder, no mínimo, a 90% de efetivos.

O texto também alerta para a possibilidade da rejeição das contas pelo TCEMG, no caso da não aplicação dos mínimos constitucionais no ensino, assim como destaca a necessidade de preenchimento do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope). 

A função do Siope é coletar, processar e disseminar os dados relativos a receitas e investimentos públicos em educação da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, assegurando a transparência e publicidade na gestão dos recursos públicos destinados à educação.

Nenhum comentário: