terça-feira, 16 de maio de 2017

LULA É HOMENAGEADO NO 58ª ANIVERSÁRIO DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DO ABC PAULISTA

Lula e dirigentes sindicais comemoram o aniversário do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC na noite desta sexta-feira, 12. A ocasião era de festa: a entidade está completando 58 anos. 

A comemoração contou com bolo de aniversário, sessão de cinema e entrega do prêmio anual João Ferrador, dado a personalidades que tiveram papel de destaque na luta por direitos dos trabalhadores e do sindicato. 

Neste ano, o homenageado foi o criador e ex-coordenador da Subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o economista Osvaldo Cavignato. Foi Lula - ele próprio já homenageado com o prêmio - quem entregou a honraria. Em um breve discurso no momento da entrega do troféu,

Lula destacou a importância da criação do Dieese e do sindicato trabalhar ao lado de economistas, que produzam análises conjunturais sobre o país.

O Dieese nasceu da luta dos dirigentes sindicais brasileiros. Foi fundado em 1955, com o objetivo de desenvolver pesquisas que subsidiassem as demandas dos trabalhadores, e hoje goza de prestígio nacional e internacional.

Após a premiação, foi exibido o filme "Era o Hotel Cambridge", da diretora Eliane Caffé, também presente no evento. A obra conta a história de uma ocupação por refugiados estrangeiros de um prédio no centro de São Paulo, que contou com a solidariedade de movimentos populares brasileiros que lutam pela moradia.

No final, foi cortado um bolo para marcar a data festiva e, como é costume, Lula passou mais de dez minutos atendendo aos pedidos de fotos, abraços e beijos.

Nenhum comentário: