quarta-feira, 31 de maio de 2017

ESTUDANTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS NECESSITA DE DOADOR COMPATÍVEL DE MÉDULA ÓSSEA


A estudante de Medicina da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Giovana Baptista Caldas, 27 anos, está à espera de um doador compatível de medula óssea. 

Diagnosticada com leucemia mieloide aguda em abril, a estudante está na cidade de Nova Lima para tratamento médico.

Após sentir desconfortos constantes, Giovana compareceu à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lavras e, após encaminhamento para o hospital Vaz Monteiro e a realização de exames minuciosos, chegou ao diagnóstico da doença. 

Em poucos dias, deu início ao tratamento com quimioterapia no hospital Biocor, a 20km da capital mineira, onde está atualmente.

A busca por um doador compatível ocorre por meio do Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme), o qual faz a busca automática no Registro de Doadores de Medula Óssea (Redome). A cada novo doador ou paciente cadastrado, a compatibilidade é verificada entre os dois sistemas.

A chance de encontrar um doador compatível na família é cerca de 25% a 35% entre irmãos de mesmo pai e mãe, e na população em geral, a porcentagem é de 1 a cada 100 mil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Para se cadastrar como doador de medula óssea é necessário comparecer ao Posto Avançado de Coleta Externa (Pace), que fica localizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lavras. O interessado deve portar documento com foto, preencher o formulário e realizar uma pequena coleta de sangue para análise. A unidade funciona toda quinta-feira, das 8h às 11h.

O doador é cadastrado no banco nacional e, caso exista a compatibilidade com algum paciente, é acionado para que possa realizar exames e confirmar o desejo de fazer a doação. 

É importante que aqueles já inscritos no Redome mantenham seus dados atualizados, principalmente em caso de mudança de endereço ou telefone. Clique aqui para atualizar agora.

Ação na UFLA
O Departamento de Ciência da Saúde (DSA) e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) estão organizando uma lotação para o cadastro de novos doadores nos próximos dias 8 e 13 de junho. O ônibus sairá da portaria principal da UFLA às 7h30 com destino ao Pace (UPA). Interessados, enviar nome para Lucas Matheus Chagas pelo telefone (032) 99110-9898.


com assessoria

4 comentários:

Anônimo disse...

Geralmente, pacientes da referida doenca tambem precisam de doadores de SANGUE durante o tratamento (alem, claro, de achar um doador de medula compativel.) Seria interessante uma campanha para doacao de sangue para a referida jovem! Vi em redes sociais q para doar, basta informar: doar em nome de Giovana Baptista Caldas, internada no Hospital Biocor em Nova Lima. Pode ser doacao de sangue de qqr tipo!

Seria massa se juntasse uma galera pra fazer um mutirao, a UFLA conseguir fornecer um onibus, pra levar o pessoal em bh para ir doar sangue no hemocentro pra ela. Ha muuuito tempo atras, a esposa d um prof da ufla tbm estava internada com cancer em bh, e entao rolou um mutirao, q levou os doadores pra bh em um dia e horario marcados, e foram e voltaram no msm dia. Poderiamos juntar e fzr o msm pela Giovana... o que acham???? :-)

Anônimo disse...

Quanto a doar sangue pra ela caso precise: sera q so pode doar quem estiver em bh? Sera q nao tem jeito de doar no hemocentro daqui de lavras e entao o sangue ser enviado pra bh nao? :-)

Claro q uma bolsa so, ou 2, de sangue, nao compensaria financeiramente o transporte, mas, se fosse uma quantidade gde - como em mutirao de doadores - talvez compensaria. Sera q pode? :-)

Anônimo disse...

Mmmm... caso haja possibilidade de doar sangue aqui, para ser enviado para bh, e o posto de coleta de lavras nao der conta, das 2 uma: em se tratando de organizar mutirao, ou poderia tentar um pedido para q o posto de coleta da UPA ampliar excepcionalmente o horario de atendimento no dia em q ele abre, ou entao a ufla poderia ajudar a organizar isso, fornecendo um onibus de estudantes para o hemominas de sao joao del rei, que eh mais robusto q o daqui.... e mais perto pra gente, q bh!

MAS TUDO ISSO Q ESCREVI ACIMA SO DEVE SER CONSIDERADO **CASO EXISTA A POSSIBILIDADE** DE REALIZAR A DOACAO DE SANGUE FORA DO MUNICIPIO NO QUAL O PACIENTE ESTA INTERNADO. :-) Blz? ;-)

Anônimo disse...

A coordenadoria de saude da PRAEC e o Departamento de Saude (DSA) poderiam ajudar na organizacao de um mutirao de doadores de sangue, da msm forma q ajudaram pra levar o pessoal pra cadastrar pra doar medula