quarta-feira, 10 de maio de 2017

DIREITOS HUMANOS: UFLA ADERE AO PACTO UNIVERSITÁRIO

Daniel Ximenes, diretor de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania do MEC, Ana Paula Piovesan Melchiori, pró-reitora da UFLA e Patrícia Mollo, coordenadora geral em Direitos Humanos do MEC

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) participou no último dia 2, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), do lançamento estadual do “Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos”. 

O Pacto é iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério dos Direitos Humanos. O evento, em Minas Gerais, foi realizado em parceria com a Associação Comercial de Minas de Minas (ACMinas) e com o Movimento Conspiração Mineira pela Educação. 

A UFLA já formalizou sua adesão ao movimento, que tem o objetivo de colaborar para a construção da cultura da paz e do respeito às diversidades nas Instituições de Educação Superior – IES (aí incluídas faculdades, institutos, centros universitários e universidades públicas, privadas e comunitárias), bem como nas Entidades Apoiadoras – EAS (todas aquelas que se comprometem a apoiar as iniciativas do Pacto nas IES). 

As preocupações centrais são com a superação da violência, do preconceito e da discriminação, por meio da promoção de atividades educativas de promoção e defesa dos direitos humanos nas IES, que devem desenvolver ações em pelo menos um dos eixos definidos no documento orientador do Pacto: ensino, pesquisa, extensão, gestão e convivência.

De acordo com a pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, professora Ana Paula Piovesan Melchiori, durante o evento foi possível perceber que a UFLA reúne todas as condições para se tornar uma das referências no tema. 

“O fato de termos já estruturada uma Coordenadoria para Assuntos das Diversidades e Diferenças (CADD), além de um plano de trabalho em andamento, faz com que possamos ter uma experiência enriquecedora com o Pacto. Podemos compartilhar nossas experiências e obter estímulo para seguir em frente”.

As instituições que aderem ao Pacto assumem compromissos como a elaboração de um plano formal de atuação e a formação de um comitê interno para atuação com o tema. 

Na UFLA, em 2016, foi criada a CADD, ligada à Praec. Desde então, a estrutura já teve suas competências acrescidas ao regimento da Pró-Reitoria, reuniões foram realizadas para discussão das linhas de ação e projetos já estão em fase de implementação.

O ingresso do estudante na UFLA e a atuação da CADD
Durante a semana de recepção realizada para os estudantes ingressantes no período letivo 2017/1 na UFLA, a CADD promoveu seis oficinas dedicadas a temas tratados pela Coordenadoria, alcançando a participação de mais de 1400 calouros. 

Estiveram em foco os assuntos “gênero e sexualidade”, “africanidades e educação”, “gêneros e relações de trabalho”, “cotas raciais nas universidades brasileiras”, “literaturas africanas em língua portuguesa” e “enfrentamentos às violências sexuais nas infâncias”.

Para o coordenador do CADD, professor Renato dos Santos Belo, a presença das oficinas na programação da recepção aos calouros marca um passo significativo da instituição no reconhecimento da importância do respeito à diversidade e de uma cultura de tolerância que precisa se disseminar na sociedade brasileira. 

“A UFLA mostra efetivamente seu compromisso com a promoção de formas verdadeiramente irrestritas de conquista e ampliação da cidadania. O trabalho foi muito bem recebido pelos ingressantes, o que nos anima a prosseguir nesse caminho”, avalia o professor. 

“Com a consolidação da Coordenadoria, prevemos, muito em breve, apresentar à comunidade acadêmica da UFLA um programa de acolhimento às vítimas de violência por sua condição de gênero, sexualidade e cor. Também iniciaremos, a exemplo de outras coordenadorias vinculadas à Praec, promover campanhas mensais de conscientização da comunidade e valorização da diversidade”.

Nenhum comentário: