quarta-feira, 17 de maio de 2017

CONHEÇA O VENCEDOR DO CONCURSO GOURMET 2017


O Festival Gourmet e Cultural de Varginha, no Sul de Minas, realizou seu encerramento no Via Café Garden Shopping com a final do Concurso Gourmet. 

Os oito restaurantes participantes cozinharam ao vivo os seus pratos concorrentes ao título “Sabor que tempera a nossa cidade”.

O grande vencedor foi a “Coxinha da Capetinga”, do Miolos Botequim. O prato venceu o segundo colocado – Degraus Restaurante – no critério de desempate, que era a criatividade no uso do ingrediente obrigatório (frango desfiado Pif Paf). 

A coxinha é feita com massa caseira de angu, recheadas com um refogado de frango desfiado com quiabo picadinho, acompanhado de molho de pimenta cremoso da casa.

Os restaurantes apresentaram seus pratos a cinco jurados: os chefs Felipe Leroy e Ronie Peterson, o consultor gastronômico e representante da FBHA Marcos Valério, o especialista em turismo e representante do Senac Hans Eberhard Aichinger e o idealizador do evento, Wellington Espanha. 

Além do prêmio principal, os participantes também concorrem ao “Queridinho das Mídias Sociais”, com a votação através das curtidas do álbum do Festival Gourmet.

Conheça os vencedores:

Sabor que tempera a nossa cidade:
1º Lugar: Miolos Botequim, com a Coxinha da capetinga
2º Lugar: Degraus, com o Ratatouille de poulet
3º Lugar: Má Cherie, com o Crepe Chérie

Queridinho das Mídias Sociais:
1º Lugar: Água Doce Cachaçaria (463 curtidas)
  
O Festival Gourmet e Cultural de Varginha aconteceu durante os dias 21, 22 e 23 de abril com o evento a céu aberto no estacionamento do Via Café Garden Shopping, seguido da etapa Concurso Gourmet nos bares e restaurantes participantes no período de 21 de abril a 14 de maio.

Durante o segundo semestre de 2017, mais precisamente no mês de setembro, você acompanha o Rota do Sabor Gourmet, que te leva para conhecer os melhores sabores do Sul de Minas. Fique ligado na página do Festival para não perder nenhuma das novidades!

Conheça os jurados

Wellington Espanha
Presidente do Júri, Wellington Espanha é o idealizador do Festival Gourmet, empresário, publicitário e relações públicas, ele também é chef entusiasta.

Chef Ronie Peterson
Chef Executivo do Hotel Senac Grogotó, em Barbacena, Minas Gerais, responsável pela formação de chefs premiados que atuam em grandes restaurantes brasileiros e internacionais, com 23 anos de experiência. 

Ronie participa do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes desde o início. Certificado pelo Culinary Institute of America como cozinheiro internacional, atuou como coach da equipe de cozinha nas edições do evento WorldSkills realizadas na Inglaterra, na Alemanha e na Colômbia. 

O Chef Ronie participou da terceira edição do Festival Gourmet & Cultural de Varginha, no "Chef ao vivo".

Chef Felipe Leroy
Felipe formou-se cozinheiro profissional em 2004, pelo Senac-MG e fez pós-graduação em Direção de Hotéis e Restaurantes pelo Centro Superior de Hotelaria e Turismo de Valencia, na Espanha, onde morou. Na Espanha, trabalhou na rede de hotéis Lido. 

Voltou ao Brasil em 2007 como coordenador de A&B da rede de hotéis Bristol. Hoje, é professor de gastronomia para MBA e pós-graduação do Senac – MG e da Faculdade Estácio de Sá.

 Felipe Leroy é consultor no segmento de hotelaria, bares, restaurantes e industrias do segmento de alimentos e bebidas e foi o Cozinheiro Chefe nos eventos FIFA: em 2013 a Copa das Confederações e 2014 na Copa do Mundo, no Mineirão.

Marcos Valério Rocha
Marcos Valério tem mais de 20 anos de atuação nos setores hoteleiro, turístico e de eventos. Atualmente coordena o escritório regional da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação - FBHA em Minas Gerais e a empresa Mensagem & Imagem Consultoria e Eventos. 

Gerente Comercial do Merit Plaza Hotel, diretor da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais, superintendente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Restaurante e da ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais. 

Realizou, nos últimos anos, diversos eventos como Encontro da Hotelaria Mineira, Festival Gastronômico do Mercado Central, Turhotel - Salão de Turismo e Hotelaria, Arraiá Tour e a 1ª edição da Technobar. 

Com formação acadêmica em história, sociologia e marketing, lecionou em importantes entidades de ensino como Sesi-Comar, Senac-MG, Faculdade Estácio de Sá e ministra palestras nas áreas de turismo, hospitalidade e gestão.

Hans Eberhard Aichinger
O diretor geral do Instituto Estrada Real, economista de formação, tem como vocação trabalhar o associativismo e o cooperativismo. Considerado um dos mais importantes especialistas em turismo de Minas Gerais. Ele também é especialista em gastronomia do Senac.

por Renata Mitidiere - da assessoria

Nenhum comentário: