sexta-feira, 12 de maio de 2017

CIDADES DO SUL DE MINAS SÃO VENCEDORAS EM CATEGORIAS DO PRÊMIO MINEIRO DE BOAS PRÁTICAS

Ao todo, quatro prefeituras mineiras foram agraciadas com Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal

Os melhores projetos desenvolvidos pelas prefeituras mineiras foram premiados no último dia 10, durante o 34º Congresso Mineiro de Municípios. 

Os vencedores das cinco categorias do VII Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal viram suas iniciativas inovadoras serem reconhecidas e apontadas como exemplos para outras cidades. 

O prêmio incentiva as administrações a empreender, transformando os projetos bem-sucedidos em mecanismos para uma gestão moderna, contribuindo no desenvolvimento municipal.

Promovido pela Associação Mineira dos Municípios (AMM), a premiação tem como objetivo impulsionar a eficiência na gestão pública, por meio de novas experiências modernas e inovadoras. 

Segundo o presidente da AMM, Antônio Carlos Andrada, neste momento de crise e dificuldades financeiras para os gestores municipais, o prêmio ganha dois sentidos. 

“O primeiro, é a promoção de uma administração eficaz e correta. O segundo, é estimular a criatividade e novas soluções das administrações devido à falta de dinheiro. Desta forma, todos os projetos podem ser disseminados para outras cidades”, afirmou.

Os vencedores 
A cidade de Andradas, no Sul de Minas, venceu em duas categorias do prêmio, – nos eixos Educação e Saúde –, sendo os projetos vencedores, o programa “Sabor das Cores”, com atividades de culinária e nutrição para a formação de hábitos saudáveis; e o segundo, o programa de redução de violências com a notificação compulsória de saúde aos órgãos competentes. 

O prefeito de Andradas, Rodrigo Aparecido Lopes, recebeu os prêmios e disse que as iniciativas mostram a criatividade e soluções do município. “São ideias que não demandam recursos, mas gestão das ferramentas já existentes, proporcionando expressiva economia de verbas públicas”, afirmou.

Na categoria Educação as cidades de Santa Bárbara, na região Central e Uberaba, no Triângulo Mineiro, receberam a menção honrosa. Já no Eixo Saúde, os municípios mencionados foram Baldim, na região Metropolitana e Bom Despacho, no Centro-Oeste.

Na categoria Ambiental/Economia, o prefeito de Ouro Branco, na região Central do Estado, Hélio Campos, recebeu o troféu de vencedor, com o programa de modernização da gestão de resíduos sólidos. 

Ele disse que, por meio da reciclagem, a quantidade de lixo enviada para o aterro sanitário licenciado da região diminuiu, proporcionando economia aos cofres públicos e, também, aumento de renda para catadores de lixo. 

“Diversos prefeitos de outras cidades já nos procuraram para conhecer nosso projeto e tentar iniciativas semelhantes. O prêmio ajuda na disseminação de bons programas que ainda podem ser aprimorados”, disse. Andradas e São Thomé das Letras foram as cidades com menção honrosa, nesta categoria.

No eixo Administrativo, a campeã foi a cidade de Camanducaia, no Sul de Minas, que idealizou um projeto de certames voltados apenas para a economia local. Receberam menção honrosa Pedras de Maria da Cruz e Bom Despacho. 

Já o programa vencedor na categoria Social foi Pedras de Maria da Cruz, com o desenvolvimento do projeto de uma escolinha de futebol contra a evasão escolar e inclusão social. Receberam a menção honrosa, neste eixo, Santa Bárbara e Andradas.

com assessoria da AMM

Nenhum comentário: