segunda-feira, 8 de maio de 2017

AUDIÊNCIA PÚBLICA DA CÂMARA DEBATE "VIOLÊNCIA E SEGURANÇA NAS ESCOLAS" EM TRÊS CORAÇÕES


Com cerca de 200 pessoas lotando o Plenário, a Câmara Municipal de Três Corações, no Sul de Minas, por meio da Comissão de Educação, Cultura e Esportes, promoveu, na noite da última quinta-feira, 4, audiência pública para discussão do tema “Violência e Segurança nas Escolas”. 

Esta foi a terceira audiência pública sediada pelo Legislativo tricordiano em pouco mais de quatro meses de gestão da atual Mesa Diretora.

A iniciativa para realização da Audiência Pública surgiu após o episódio de violência registrado na Escola Estadual Godofredo Rangel, no último mês de fevereiro, quando tiros foram disparados dentro da escola. 

Como etapa preparatória para a Audiência, uma reunião foi realizada em março, na Câmara Municipal, com presenças de diretores de escolas, além de representantes da Polícia Militar, Conselho Tutelar e Legislativo.

Como expositores para debater o tema em questão, a Audiência Pública contou com a participação de representantes da Superintendência Regional de Ensino de Varginha, Secretaria Municipal de Educação, Polícia Militar, Ministério Público e das próprias escolas tricordianas. Experiências exitosas obtidas em outros municípios também foram compartilhadas. 

Neste sentido o cabo da Polícia Militar (PM) Alexandro Vieira dos Santos, que atua em João Pinheiro, no Noroeste do Estado, relatou um projeto criado a partir de ações coordenadas de diversos órgãos e que, segundo ele, transformou a realidade das escolas da cidade. 

As medidas envolvem, entre outros fatores, a conscientização de estudantes sobre as regras determinadas pelo projeto e a responsabilização das famílias de alunos que descumprem as normas.

Também a título de contribuição para os debates, o superintendente regional de Ensino de Varginha, Erivelton Giovani Ramos, destacou o caso de uma escola pública de Alfenas, no Sul de Minas, que enfrentava um grave histórico de violência, sobretudo relacionada ao tráfico de drogas. 

De acordo com o Superintendente, diante da situação, o diretor da escola adotou uma série de medidas para tornar o ambiente escolar atrativo para os alunos. 

O resultado gerado foi uma mudança radical no comportamento dos estudantes, que passaram a valorizar a escola e se interessar pelas aulas.

Um ponto alto da audiência pública foi o pronunciamento da estudante Raquel Stefane de Souza, que representou o Parlamento Jovem de Três Corações. 

Em sua fala, ela mencionou a importância de que a escola se torne, de fato, um espaço de conhecimento e respeito, para evitar a ideia de que o ambiente escolar é chato e impositivo.

 A jovem Pprlamentar acredita, ainda, que alunos praticantes de atos violentos nas escolas são frutos da ausência de condições que impede muitas crianças e adolescentes de terem uma vida digna.

Representando os diretores de escolas de Três Corações, o diretor da Escola Estadual Godofredo Rangel, Crislei Nogueira da Silva, falou sobre o projeto “TCer a Paz”, criado em 2013, que desenvolve atividades voltadas à promoção de ações de prevenção da violência nas escolas. 

O diretor explicou, ainda, que a meta do projeto para este ano é a elaboração de um regimento escolar, que estabelecerá um conjunto de regras para definir a organização administrativa, didática, pedagógica e disciplinar de instituições de ensino tricordianas.

Uma das principais propostas da atual gestão da Câmara Municipal de Três Corações é a participação popular no Legislativo. Para isso, está se desenvolvendo a cultura de conceder o uso da Tribuna Popular aos cidadãos interessados em se manifestar publicamente sobre assuntos relevantes ao município. 

Além disso, uma intensa agenda de atividades, que inclui Audiências Públicas, Simpósios e outros eventos, será promovida ao longo do ano. 

Já na próxima quinta-feira , 11, haverá a palestra inicial do 1º Simpósio “Desafios da Gestão Pública”, promovido pela Câmara em parceria com Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e Associação Brasileira de Câmaras Municipais (ABRACAM).

Nenhum comentário: