sexta-feira, 26 de maio de 2017

ALUNO DE POUSO ALEGRE VAI PARTICIPAR DO FÓRUM SOBRE SEGURANÇA NO TRÂNSITO EM SÃO PAULO

Gabriel Franco foi selecionado após participar de uma dinâmica, na E. M. Anathália Lourdes Camanducaia (CAIC), para sugerir melhorias no trânsito 
Imagem da dinâmica realizada na Escola Municipal Professor Doutor Onofre Vargas

Estudantes da rede pública de ensino dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, com idade entre 12 e 17 anos, participarão 2º Fórum Arteris da Juventude pela Segurança no Trânsito, nos próximos dias 11 a 14 de junho, no município do Leme, no interior de São Paulo.  A iniciativa é desenvolvida pela Arteris, uma das maiores companhias de concessões rodoviárias do país.

Gabriel Franco Cristal, 13 anos, aluno da Escola Municipal Anathália Lourdes Camanducaia (CAIC)  São João, de Pouso Alegre, no Sul de Minas, está entre os estudantes, de 138 municípios, selecionados para participar do Fórum Arteris da Juventude pela Segurança no Trânsito. 

Ele e outros onze estudantes de cidades próximas à rodovia Fernão Dias foram contemplados após participarem de um estudo em grupo sobre o trânsito. Eles concorreram com outros 313 jovens participantes do Projeto Escola Arteris, inscritos para o processo seletivo do Fórum da juventude.

Após a dinâmica, os jovens estudantes foram selecionados por seus colegas e educadores, entre aqueles que apresentaram os melhores trabalhos sobre como diminuir a vulnerabilidade da juventude no trânsito de suas cidades. 

Em seu trabalho, Gabriel destacou a necessidade de iniciativas urgentes como melhoria da sinalização, ações em parcerias com entidades competentes para conscientizar a população sobre o respeito as leis de trânsito. 

"Deveríamos realizar fóruns municipais e regionais sobre o assunto. Assim conseguiríamos soluções mais rápidas e de acordo com a necessidade de cada município”, acrescenta Gabriel.

O Fórum da Juventude tem por objetivo apoiar o desenvolvimento pessoal dos jovens para que eles se tornem multiplicadores da causa segurança no trânsito, por meio de momentos formativos, trocas de experiências e educação entre pares e diálogo com autoridades do setor, quando poderão inclusive apresentar suas recomendações e soluções para problemáticas relacionadas à segurança no trânsito, como a redução de acidente e a adoção e uma postura mais cidadã e humana no trânsito.

"O objetivo do fórum é dar voz a juventude e conscientizá-la sobre a importância de se assumir responsabilidades perante a sua comunidade por meio de uma postura proativa e consciente. Valorizando o diálogo e cooperação, podemos contribuir para o aperfeiçoamento de políticas públicas, fazendo com que elas se tornem mais inclusivas e eficientes na promoção do respeito à vida”, afirma Alessandra Vasconcelos, Diretora de Comunicação, Marketing, Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade da Arteris.

Transmissão em tempo real. No terceiro dia de encontro, no próximo dia 13, os estudantes farão uma apresentação para autoridades, na qual deverão mostrar soluções para problemáticas apresentada a eles. 

O evento será transmitido ao vivo por meio do link Fórum Arteris da Juventude e nas redes sociais da Arteris, a partir das 14h. As escolas e APAEs representadas pelos alunos acompanharão a apresentação em tempo real, como atividade complementar.

Histórico
O 1º Fórum reuniu em 2016, 50 jovens estudantes de escolas do interior paulista como parte das comemorações aos 15 anos do Projeto Escola, programa da Arteris, com foco na humanização do trânsito por meio da cidadania, ética e convívio social.

Serviço
2º Fórum Arteris da Juventude pela Segurança no Trânsito
Quando: 11 a 14 de junho de 2017 
Onde: Repúbllica Lago, em Leme (SP),
Transmissão ao vivo no dia 13, às 14h, por meio do link: http://grupozoe.com.br/forumdajuventude/

Nenhum comentário: