terça-feira, 9 de maio de 2017

ABERTURA COMERCIAL BENEFICIA GUAXUPÉ


A Conjuntura e Mercados Consultoria (CMC), projeto de extensão vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), divulgou na última sexta-feira, 5, os resultados do Indicador de Atividade Econômica Municipal (Iaem) referentes aos meses de dezembro de 2016 e janeiro de 2017.

JF registra crescimento na atividade bancária e arrecadação
Em janeiro, segundo o indicador, Juiz de Fora apresentou crescimento da atividade econômica em função de aspectos sazonais como, por exemplo, na arrecadação ou no mercado de trabalho.

O município manteve-se estável no ranking geral, ou seja, sem perder posições. Entretanto, a cidade apresentou ganho no nível de atividade no que se refere à atividade bancária, à movimentação de empregos e à arrecadação. A única perda foi registrada na abertura externa.

Segundo previsões do indicador, nos próximos meses Juiz de Fora deverá seguir com movimento leve de aumento no saldo de empregos no setor manufatureiro, referente ao mesmo período no ano passado, e com crescimento no saldo de importações de manufaturados. Já para os repasses do IPI, as previsões do Iaem para os próximos meses indicam aumento de cerca de 20%, sugerindo elevação do nível de atividade no setor.

Maiores variações
De acordo com Iaem, as maiores variações do indicador nos meses analisados foram registradas em Contagem, Betim e Belo Horizonte. Em Contagem, o crescimento dos indicadores de abertura comercial e atividade bancária auxiliaram a atividade econômica do município. Já em Betim e na capital Belo Horizonte, a variação positiva está relacionada ao aumento dos índices de arrecadação e atividade bancária.

Atividade extrativa volta a movimentar municípios da região Metropolitana
Na mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte, o município de Catas Altas obteve bons resultados, saltando da 29ª posição do grupo para a 7ª colocação no período analisado. O principal fator que levou ao incremento da atividade econômica do município foi a arrecadação de ICMS nas indústrias de extração, assim como o aumento das exportações de produtos minerais.

Abertura comercial beneficia municípios no Sul, Sudoeste e Zona da Mata
Em Guaxupé, na mesorregião do Sul/Sudoeste de Minas, o aumento nas importações de produtos manufaturados contribuiu para o crescimento econômico do município no período. Com o resultado de maior abertura comercial, a cidade ganhou sete posições no ranking de atividade econômica mesorregional.

Na mesorregião da Zona da Mata Mineira, Manhuaçu esboça recuperação da atividade econômica. Após ocupar a quarta posição no ranking no último mês de dezembro, o município retomou a segunda colocação da mesorregião em janeiro. Dentre as razões para o resultado positivo do município está o maior nível de abertura comercial, principalmente das importações de produtos manufaturados, com crescimento de 68,9% comparado a dezembro de 2016.

Crescimento da arrecadação de ICMS é registrada em diversas regiões do estado
No Norte de Minas, o município de Porteirinha obteve ganhos relativos no ranking da mesorregião. O bom desempenho apresentado pela cidade foi motivado pelo crescimento da arrecadação de ICMS nos setores agropecuário e manufatureiro.

Para a mesorregião do Jequitinhonha, os municípios que mais apresentaram notoriedade nesse período foram Joaíma, Novo Cruzeiro e Rubim, alcançando melhores posições dentro do ranking da mesorregião. Para Novo Cruzeiro, o ganho relativo foi proporcionado pelo crescimento na arrecadação de ICMS do setor manufatureiro.

Na mesorregião do Triângulo Mineiro, Araporã alcançou melhor posição no ranking de atividade econômica. O município registrou aumento na arrecadação de ICMS no setor de serviços.

Iaem
Estes são alguns destaques do Indicador de Atividade Econômica Municipal. Criado em 2016, o Iaem é responsável por monitorar mensalmente a evolução da economia em todos os 853 municípios mineiros, a partir de aspectos relativos a mercado de trabalho, comércio exterior, renda e crédito (movimentação bancária) e arrecadação de impostos.

Os resultados para os demais municípios do estado de Minas Gerais podem ser encontrados na Nota Metodológica do Indicador de Atividade Econômica Municipal. Para mais detalhes sobre os fatores determinantes da variação de cada dimensão do Iaem, o interessado deve entrar em contato com a Conjuntura e Mercados Consultoria (CMC).

com assessoria da UFJF

Nenhum comentário: