quarta-feira, 19 de abril de 2017

UFOP CONCEDE TÍTULO DE HONORIS CAUSA AO PORTUGUÊS BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS

O evento acontece no dia 24 de abril, às 14h, no Centro de Convenções da UFOP

A Universidade Federal de Ouro Preto concede ao catedrático da Universidade de Coimbra, Boaventura de Sousa Santos, o título de "Professor Honoris Causa", uma honraria utilizada quando uma universidade deseja conceder um título de honra para uma personalidade de grande destaque ou importância por seu trabalho. A outorga será seguida de uma palestra do professor Boaventura com o tema “Difícil democracia”, título de seu mais recente livro. Em anos anteriores, a UFOP concedeu o título a outras personalidades, como Milton Nascimento, os irmãos Villas-Bôas, o artista plástico Carlos Bracher, dentre outros. O evento é aberto ao público.

Boaventura de Sousa Santos atualmente é professor catedrático aposentado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick.  

Ele é um dos principais impulsionadores do Fórum Social Mundial, sendo o espírito que envolve essa iniciativa fundamental em seus estudos da globalização contra-hegemônica e na promoção da luta pela justiça cognitiva global. 

O professor pesquisa temas como epistemologia, sociologia do direito, teoria pós-colonial, democracia, interculturalidade, globalização, movimentos sociais e direitos humanos. Fez investigações no Brasil, Cabo Verde, Macau, Moçambique, África do Sul, Colômbia, Bolívia, Equador e Índia. Viaja por múltiplos lugares, dando aulas e palestras, alargando seu leque de experiências de aprendizagem. 

Ao longo de sua trajetória, publicou trabalhos sobre globalização, sociologia do direito, epistemologia, democracia e direitos humanos, traduzidos em espanhol, inglês, italiano, francês e alemão. 

Professor Honoris Causa 
A indicação do professor doutor Boaventura de Souza Santos como professor "Honoris Causa" da UFOP se deve ao fato de sua trajetória de pesquisador na área de Ciências Humanas e Sociais prestar inestimáveis serviços à ciência.

Os cursos de Mestrado em Educação e de Mestrado em Direito da UFOP coordenam o evento. A indicação para receber o título foi feita por meio do Programa Caleidoscópio de Pesquisa e Extensão, coordenado pela professora Margareth Diniz, do Departamento de Educação do ICHS/UFOP. 

Segundo ela, em parceria com a UFMG, o professor Boaventura vem contribuindo com a constituição da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS), projeto que a UFOP também integra. 

A professora Verônica Mendes, também do Departamento de Educação do ICHS, participou de oficinas de formação nesse projeto. 

O diálogo e a parceria com a equipe do Boaventura foram iniciados em 2014. Em 2015, Margareth foi a Coimbra para novos acertos, ocasião em que foi coorganizadora do Seminário Internacional Trabalho e Educação. 

Em 2016, a UFOP recebeu o professor Bruno Sena, da Universidade de Coimbra, como professor visitante no Programa de Pós-graduação em Educação ICHS e, "a partir daí, passamos a discutir projetos comuns de pesquisa, firmando assim um Convênio com o Centro de Estudos Sociais de Coimbra", assinala Margareth. 

No dia seguinte à outorga do título pala UFOP, Boaventura ministrará palestra na UFMG, às 14h. No dia 27, às 10h, também haverá uma palestra do professor na PUC-MG e, às 18h, ele terá uma reunião com os Movimentos Sociais, em local a ser definido.

UFOP concede título Honoris Causa a Boaventura de Sousa Santos
Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP
Data: 24 de abril
Horário: 14h

com assessoria da UFOP

Nenhum comentário: