segunda-feira, 3 de abril de 2017

SENAC REALIZA SEMANA DA SAÚDE

Palestras, oficinas e blitz educativa visam conscientizar a população sobre a depressão, mal que acomete 350 milhões de pessoas no mundo 

A depressão, conhecida como o mal-estar do mundo moderno, acomete 350 milhões de pessoas no planeta e foi eleita pela Organização Mundial de Saúde (OMS) o tema do Dia Mundial da Saúde em 2017. 

A data, comemorada anualmente no dia 7 de abril, tem a proposta de debater a prevenção, tratamentos e as graves consequências desse distúrbio. 

O Senac, integrado ao Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, aderiu à campanha de conscientização com o mote “Depressão. Você não está sozinho nessa” e realiza, pelo quinto ano, a Semana da Saúde. Palestras, oficinas, blitze educativas e atendimento ao público em diversas cidades mineiras fazem parte da programação gratuita, que acontece entre os dias 3 e 7 de abril.

Cerca de 4 mil pessoas devem participar das atividades, segundo a gerente de produtos em Saúde do Senac, Danielle de Moura Mota. 

“A depressão é um problema crescente em nossa sociedade e nós formamos profissionais da área da saúde e beleza que auxiliam na qualidade de vida. Nessa ação, vamos levar informação sobre a depressão e promover acolhimento, autoconhecimento e autoestima por meio de serviços que auxiliam na prevenção e combate da doença e nos quais o Senac tem expertise”, explica.

Na região teremos atividades em Juiz de Fora, Barbacena, São João del-Rei, Tiradentes, Manhuaçu, Lavras e Conselheiro Lafaiete. 

Vinte unidades do Senac em Minas Gerais irão participar da campanha. Em Poços de Caldas, por exemplo, será apresentada uma palestra sobre a importância da atividade física na saúde e qualidade de vida. 

Já em Juiz de Fora, haverá atendimento ao público com massagem relaxante, trabalhando a atenção à beleza e autoestima. 

O Senac em São João del-Rei promove uma oficina de artes, mostrando que os trabalhos manuais são aliados no tratamento da depressão.

As inscrições para as atividades gratuitas do Senac durante a Semana da Saúde podem ser feitas pelo www.cursos.mg.senac.br ou 0800 724 4440. 

O atendimento ao público acontecerá por ordem de chegada, de acordo com a capacidade de atendimento de cada unidade. Mais informações pelo www.mg.senac.br.

Campanha Semana da Saúde 2017
A OMS estimava que a depressão seria responsável por 9,8% do total de anos saudáveis desperdiçados pela humanidade em 2030. Entretanto, essa estimativa foi alcançada em 2010, vinte anos antes do previsto. 

Especialistas alertam para a importância de se identificar a doença em seu estágio inicial, o que possibilita um tratamento mais eficaz. 

A proposta do Senac no Dia Mundial da Saúde é unir a comunidade pessoas, pacientes e profissionais da saúde na conscientização sobre a importância de se atentar para os sintomas em pessoas próximas e oferecer apoio. 

“Queremos mostrar que depressão não é frescura, é uma doença e tem tratamento. E vamos enviar uma mensagem importante a quem tem a doença: Você não está sozinho” reforça Danielle.
com Rachel Reis Mockdeci - da assessoria

Nenhum comentário: