terça-feira, 11 de abril de 2017

GREVE DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO EM MINAS SERÁ SUSPENSA TEMPORARIAMENTE A PARTIR DO DIA 17


A decisão dos trabalhadores em educação de Minas Gerais, reunidos em assembleia estadual, na tarde da última quinta-feira, 6, em Belo Horizonte, é de que a greve será suspensa, temporariamente, a partir do dia 17, quando os profissionais da educação pública estadual voltam às suas atividades, mas permanecerão em estado de greve.

De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-Ute-MG), foi uma decisão construída à base de muito debate e com diversas defesas feitas ao longo da assembleia estadual. Foram 22 avaliações durante a assembleia estadual de trabalhadores de várias regiões do estado.

Antecedendo a assembleia estadual, no mesmo dia, foi realizada reunião do Comando Estadual de greve. Cada região apresentou o seu quadro de mobilização e posicionamento da assembleia local. 

De 75 relatos de assembleias locais, 12 apontaram a continuidade da greve, 46 apontaram pela suspensão temporária, 6 subsedes não realizaram atividades locais, outras 6 assembleias a categoria estava dividida e em 5 não houve posicionamento aguardando a decisão da assembleia estadual.

A categoria entendeu que, desde o dia 15 de março, quando iniciaram a greve nacional da educação por tempo indeterminado, numa convocação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (CNTE-MG), o movimento veio num crescente e unindo os educadores num movimento forte contra a reforma da previdência e pelo cumprimento dos acordos assinados pelo governo do Estado.

Em relação às negociações com o governo do Estado, o Sind-UTE/MG também avaliou com a categoria todos os itens pautados e divulgou por meio de um Informa o documento assinado e entregue ao Sindicato no último dia 5.

Na avaliação do sindicato, há divergências nos números em relação à publicação de promoções, uma vez que, vários servidores efetivos terão direito a até 3 promoções até 2018. A Secretaria de Educação ficou de verificar essa questão para continuidade das negociações.
com assessoria

Nenhum comentário: