segunda-feira, 24 de abril de 2017

CURSO DE MEDICINA: UFLA E POLÍCIA CIVIL ASSINAM TERMO PARA O RECEBIMENTO DE CADÁVERES

Universidades enfrentam dificuldade para conseguir cadáveres. Por meio da doação de corpos, as instituições conseguem a qualidade no ensino da anatomia

Reitor José Roberto Scolforo durante a assinatura do termo pelo chefe do 6º Departamento de PC, delegado Pedro Paulo Uchôa
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) avançou no aprimoramento dos cursos da área de saúde da instituição. Já está assinado o “Termo de Credenciamento para recebimento de cadáver não reclamado”, estabelecido entre a UFLA e a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). 

Essa nova parceria possibilitará o recebimento de corpos reais que serão utilizados nas aulas de anatomia, em especial do curso de medicina. A anatomia é uma disciplina de extrema importância para a formação dos profissionais da área da saúde. 

Para o chefe do Departamento de Ciências da Saúde (DSA), professor Thales Augusto Barçante, esse convênio será fundamental para o futuro da Universidade, possibilitando inúmeras melhorias no ensino. 

Ao longo dos últimos tempos, tem sido constatada a dificuldade em se conseguir cadáveres para as universidades. Para minimizar esse problema, há programas computacionais e modelos anatômicos que são utilizados nas aulas em diversas atividades, como prática de técnicas de ressuscitação. No entanto, não equivalem ao corpo humano real. 

Por meio da doação de corpos, as instituições conseguem a qualidade no ensino da anatomia e assim formam profissionais melhor qualificados.

O chefe do 6º Departamento de Polícia Civil em Lavras, Pedro Paulo Uchôa Fonseca Marques, salientou a dificuldade de se conseguir a doação de corpos no Brasil. 

“Estudos mostram que o indicado é de que haja um corpo para cada seis alunos. Mas, isso é impossível. Temos relatos de Universidades que possuem um corpo para cada 180 alunos. Isso dificulta os estudos na Medicina. Então, ficamos satisfeitos em poder colaborar de alguma forma com a sociedade, e temos muito interesse em trabalhar com essa interdisciplinaridade. Esperamos estabelecer novos convênios com a Universidade”.

O reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, também destacou a complexidade do trabalho realizado para chegar à formalização do termo e enfatizou o benefício incalculável para a Universidade. 

“Esse acordo significa uma das maiores garantias de que manteremos o padrão UFLA de qualidade, formando estudantes qualificados, que prestarão um serviço com segurança, pois terão na Universidade uma excelente prática. Agradeço à Polícia Civil, por possibilitar essa parceria, que será uma contribuição fantástica para com a sociedade brasileira, pois esses estudantes após formados migram para outras regiões. Compartilhamos felicidade nesse momento, mas a nossa luta permanece e continuaremos avançando”.

Nenhum comentário: