terça-feira, 25 de abril de 2017

CAPELA HISTÓRICA ESTÁ SENDO RESTAURADA EM CANDEIAS


A Capela do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, em Candeias, no Sul de Minas, foi construída entre os anos de 1.797 e 1.799 (século XVII). 

Devido à sua grande popularidade no ano de 1.834 (século XIX) lhe foi concedido o titulo de Santuário Pontifício pelo Papa Gregório XVI.

Desde então algumas reformas foram realizadas e em 1919 (século XX) foram entronizados os altares laterais entalhados por João Teixeira e pintados pelo mestre italiano Ângelo Pagnaco. É um belo exemplar de talha ao gosto rococó da região oeste de Minas Gerais. 

Esculpidos em madeira se encontravam em acelerado ataque de cupins e pintura também muito desgastada. Sendo assim, já foi dado início ao processo de restauração da capela.

É a primeira intervenção que estes altares passarão e sua restauração irá sanar os problemas dos cupins. O trabalho devolverá a obra de arte seu aspecto original e que em nada será descaracterizado, sendo o projeto aprovado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Candeias.

O Santuário Senhor Bom Jesus de Matozinhos tem tombamento municipal e está sendo reformado pela prefeitura com recursos do Fundo Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPAC) e está orçado em R$50 mil.

com assessoria

Nenhum comentário: