quinta-feira, 6 de abril de 2017

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE CONSTRUÇÃO DE CENTRAIS HIDRELÉTRICAS NO MUNICÍPIO DE VARGINHA

Comitiva de vereadores varginhenses durante visita a PCH Boa Vista II

Hoje, quinta-feira, 6, às 19h, a Câmara Municipal de Varginha, no Sul de Minas, realizará uma audiência pública para tratar da construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH´s) no município.

A realização da audiência atende a uma proposição do vereador Carlos Costa e tem como objetivo debater com todos os setores da sociedade e com a população a conveniência e pertinência da construção de pequenas centrais hidrelétricas (PCH´s) em Varginha.

Foram convidados para participar, representantes do Executivo, vereadores, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar do Meio Ambiente, entidades de classe, além de pessoas interessadas no assunto.

Em Varginha já está em andamento a construção da PCH Boa Vista 2. Dois outros projetos que estavam em vista foram cancelados e será uma oportunidade para esclarecer o assunto.

Para participar, não é necessário se inscrever, basta comparecer na Câmara.

Visita
A primeira edição do Câmara nas Empresas aconteceu na manhã da última sexta-feira, 31, e 10 vereadores visitaram a construção da Pequena Central Hidrelétrica – PCH – Boa Vista II, que fica às margens do Rio Verde.

Além do presidente da Câmara, vereador Zacarias Piva, também estiveram presentes a vice-presidente, vereadora Zilda Silva, o secretário, vereador Dudu Ottoni e os vereadores: Buiú do Ônibus, Carlos Costa, Carlúcio Mecânico, Delegado Celso Ávila, Leonardo Ciacci, Marquinho da Cooperativa e Zué do Esporte.

Em um primeiro momento foi apresentado aos vereadores um vídeo institucional, contando um pouco sobre a empresa CPFL Energias Renováveis, que é a responsável pela PCH Boa Vista II e, em seguida, foram explicadas informações técnicas sobre o empreendimento que estão realizando em Varginha.

Após a palestra, os vereadores fizeram uma visita técnica às obras de construção da PCH e puderam ver onde será a área alagada e como funcionará a geração de energia elétrica no local.

O presidente da Câmara, vereador Zacarias Piva, ficou satisfeito com a visita e comentou que o primeiro Câmara nas Empresas superou as expectativas. 

“É de suma importância, nós, vereadores, termos contato direto com as empresas que geram emprego e renda em nosso Município. Na Câmara recebemos muitos projetos de lei para autorização de doação de área, ampliação de áreas já doadas e outros assuntos de extrema relevância para as empresas de nossa cidade. Por isso nasceu essa iniciativa, de estreitar a relação entre o Legislativo e o trabalhador e acreditamos que essa primeira edição foi um sucesso. Continuaremos a apoiar as nossas empresas e buscar meios de trazer novas empresas para nossa cidade”, destacou Zacarias Piva.

PCH Boa Vista II
A construção da PCH Boa Vista 2 foi iniciada em fevereiro. Nessa nova fase, serão instaladas as estruturas do canteiro de obras e iniciadas escavações para implantação das estruturas de concreto do empreendimento.

Localizada na região do Rio Verde, no município de Varginha a PCH totaliza 26,5 MW de capacidade instalada, com garantia física de 14,41 MWm, totalizando cerca 1,12 km2 de área inundada, sendo 60 hectares para a área de reservatório.

O projeto foi comercializado no Leilão A-5 de 2015, em contrato com vigência de 30 anos e início de suprimentos programado para 2020. Durante o período de construção, as obras irão gerar cerca de 400 empregos na região. 
com assessoria

Nenhum comentário: